Doria: milícia bolsonarista pode invadir Congresso e STF em 7 de setembro

Governador diz que demissão de comandante do Policiamento do Interior foi pontual e por indisciplina

Governador de São Paulo participa nesta 2ª feira (23.ago) do Roda Viva; falou sobre vacinas, pandemia e o governo federal
Copyright Reprodução/TV Cultura - 23.ago.2021

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta 2ª feira (23.ago.2021) ter alertado seus colegas governadores que a “milícia bolsonarista” está se preparando com força redobrada” para protestos em 7 de setembro. Detalhou que a Polícia Civil paulista identificou mobilizações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais para cercar e invadir o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Já houve precedentes em outros estados de manifestações dentro das polícias militares. É preciso ter cuidado: as milícias bolsonaristas estão agindo com força redobrada com vistas às manifestações em 7 de setembro”, declarou, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. Enfrento as milícias bolsonaristas o tempo todo, completou.

Também na 2ª feira, o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros no Ceará, Davi Azim, que é apoiador de Bolsonaro, publicou um vídeo convocando caminhoneiros, pessoas do agronegócio e “todos que estarão em Brasília” para manifestação a favor do governo em 7 de setembro.

De acordo com Doria, o afastamento do coronel Aleksander Lacerda, chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da PM, foi pontual. O militar foi exonerado do cargo por indisciplina depois de convocar seguidores para manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro, em 7 de setembro. Nas redes sociais, o coronel Lacerda publicou na noite de 6ª feira (20.ago) frases como “o caldo vai entornar” e a “liberdade não se ganha, se toma”.

O militar também disse que Doria é uma “cepa indiana” e referiu-se ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) “covarde”. Afirmou ainda que o secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Governo de SP, Rodrigo Maia (sem partido), é “mafioso”.

Questionado sobre a razão que o levou a essa punição, Doria afirmou não ter sido uma insubordinação, mas uma questão de indisciplina. Insistiu que não caberia a ele censurar a PM e a elogiou em todas as oportunidades oferecidas durante o programa. Disse que a PM paulista é a polícia mais bem preparada do país e age de maneira honesta e dentro dos protocolos”.

“O coronel teve um comportamento inadequado, e por isso foi afastado.”

Acompanhe o programa:

Nesta manhã, Doria participou de um encontro com governadores para tratar dos atritos entre o Jair Bolsonaro e o STF (Supremo Tribunal Federal). Houve consenso sobre a apresentação de um pedido para que os chefes dos 3 Poderes se reúnam para reduzir a tensão. O governador paulista, porém, disse não acreditar que a reunião possa vir a acontecer e que, se ocorrer, não haverá resultados.

“Bolsonaro não gosta do diálogo. Ele gosta de autoritarismo, é apaixonado pela ditadura militar, além de ser um negacionista”, diz. Do Bolsonaro, não espero nada além do que fez nesses 2 anos e meio. É um psicopata, um homem doente”, acrescentou.

PRÉVIAS DO PSDB E ELEIÇÕES DE 2022

O governador paulista voltou a afirmar que irá participar das prévias do PSDB para se lançar candidato à Presidência no ano que vem. O tucano disse ser possível viabilizar uma 3ª via” –que seria a opção para os eleitores que não querem votar nem Lula nem em Bolsonaro, como ele próprio.

“Confio no meu partido e nas prévias. Sou filho das prévias”, afirmou, ao indicar a si mesmo como a potencial 3ª via. Para justificar seu apoio a Bolsonaro em 2018, Doria disse que rejeitou o voto em Fernando Haddad (PT) por tê-lo derrotado em São Paulo 2 anos antes, em 2016, na disputa pela Prefeitura.

As declarações de mea culpa já haviam sido feitas ao PoderDataCast, programa da divisão de podcasts do Poder360.“Assumo aqui que errei. Errei fortemente ao apoiar Bolsonaro na eleição contra o PT, contra Fernando Haddad. […] Eu como milhões de outros brasileiros acreditei que Jair Bolsonaro pudesse ser a solução para a corrupção. Erramos no remédio. Elegemos um louco, um psicopata.”

Ao ser confrontado ao fato de, em sua campanha para o governo paulista, ter vestido uma camiseta com a estampa “BolsoDoria”.

Leia no Poder360 outros posts sobre a participação de João Doria no Roda Viva:

autores