Publicidade

articulação

Freixo flerta com PP de olho na eleição para o governo do Rio em 2022

Marcelo Freixo: acenos para o PP podem ajudar a obter apoio na Baixada Fluminense

Está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro. Em conversas reservadas com o presidente da Câmara, Arthur Lira, com o deputado federal Dr. Luizinho e com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, Freixo tem assuntado sobre a possibilidade de o Progressistas apoiar a sua candidatura ao governo do estado em 2022 ou até mesmo vir a formar uma chapa, lá na frente. Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro e presidente do PP, está a par das articulações.  

Articulações no Rio: Cardápio de Lula e Paes no Rio teve piada, mea culpa e fotos com prefeito de Maricá

Filiado ao PSB desde junho, depois de ter deixado o Psol, Freixo deve ter o apoio de Lula para a disputa ao governo fluminense em 2022. Internamente, ele tem dito que pretende formar a aliança mais ampla possível em torno de sua candidatura, para tentar para isolar os bolsonaristas no estado.

Mas a corte ao PP teria ainda uma outra finalidade: garantir apoio em regiões do Rio onde a candidatura de Freixo tem pouca penetração. O nicho mais cobiçado é a Baixada Fluminense, (região mais populosa e economicamente  mais importante do estado, depois da capital). O PP tem dois prefeitos na região: Lisboa, de Nova Iguaçu, e Renato Cozzolino, de Magé.

Xadrez eleitoral: Pastor Silas Malafaia promete artilharia pesada contra Lula em 2022

O deputado do PSB diz que as conversas com o PP de Lira são naturais.  "Eu converso com todo mundo. Falo com o PP, falo com o Eduardo Paes, essa é a hora de conversar. E o Rogério Lisboa é meu amigo, fomos deputados estaduais juntos".  Ele diz que não há discussões sobre formação de chapa. "Está muito longe para isso, ainda falta um ano para a eleição", diz o deputado.

Hoje o PP, além de integrar o ministério de Bolsonaro, está fechado com o governador Cláudio Castro (PL), que vai disputar a reeleição. O partido tem inclusive indicados no governo e trânsito no secretariado.

Artigo: O jogo do Centrão

Por isso os próprios pepistas consideram que, no cenário atual, uma aliança com Freixo seria  “muito difícil”. Mas não é impossível. Tudo vai depender de como a relação do partido com Bolsonaro vai evoluir, e também do desempenho de Cláudio Castro nas pesquisas. Por ora, a ordem no partido é continuar conversando.

Quem conhece bem o PP sabe que, se Bolsonaro e Castro se inviabilizarem eleitoralmente, o flerte de hoje com Freixo pode virar namoro amanhã. 

Leia também