metropoles.com

STJ nega salvo-conduto para militares participarem de atos no dia 7

Pedidos de habeas corpus preventivo foram impetrados na Corte por um policial militar e um militar reformado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Manifestação 7 de setembro 2020 Esplanada dos ministérios - A favor de Bolsonaro
1 de 1 Manifestação 7 de setembro 2020 Esplanada dos ministérios - A favor de Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz mandou arquivar dois pedidos de salvo-conduto formulados nesta quarta-feira (1º/9) para que um policial militar e um militar reformado pudessem participar de manifestações no dia 7 de setembro sem correrem o risco de prisão ou qualquer outro tipo de restrição.

Bolsonaristas planejam um ato no dia da Independência do Brasil em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A magistrada considerou os pedidos de habeas corpus preventivo “manifestamente incabíveis”. Ela destacou, na decisão, que os impetrantes, Luciano Marcussi e Rubilar Correa, não apontaram quaisquer atos assinados pelos governadores que pudessem causar, direta ou indiretamente, perigo ou restrição à liberdade locomotora. Os pedidos foram formulados contra os governos do Distrito Federal, Paraná, de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Segundo ela, os militares impugnaram a mera hipótese de constrangimento, sem apontar “elementos categóricos” capazes de demonstrar que a suposta ameaça ao seu direito de locomoção poderia se materializar.

Na petição inicial, os interessados afirmaram ser “público e notório” que os governadores pretendem inviabilizar a livre manifestação de “pessoas de bem” e que isso colocaria a Polícia Militar contra as Forças Armadas. Eles solicitaram a expedição de salvo-conduto para que pudessem se locomover livremente dentro do país, com o objetivo de participar das manifestações.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?