Os bancos vão vingar-se de Bolsonaro, prevê Traumann

Ameaça de dirigentes da Caixa e do BB contra a Febraban mostra rompimento do governo com a Faria Lima

Ameaça da Caixa e do BB de deixarem a Febraban mostra que o governo optou por romper com os banqueiros, segundo Thomas Traumann
Copyright Sérgio Lima/Poder360

Jair Bolsonaro (sem partido) é o presidente da primeira vez.

Nenhum presidente do período democrático governou em conflito direto com o Grupo Globo. Até chegar Bolsonaro. Nenhum presidente, especialmente depois da Lava Jato, teve a ousadia de transformar a Procuradoria Geral da República em seu escritório particular de advocacia. Até chegar Bolsonaro. Nenhum presidente usou a estrutura do Palácio do Planalto e recursos públicos para uma campanha de intimidação contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Até chegar Bolsonaro. Nenhum presidente colocou uma quadrilha no Ministério da Saúde para negociar a compra de vacinas e sequer puniu o ministro. Até chegar Bolsonaro. Nenhum presidente fez do ataque à democracia o eixo da sua campanha de reeleição. Até chegar Bolsonaro. Finalmente, nenhum presidente ameaçou os donos de banco e saiu vivo do outro lado para contar a história.

Brigar com os donos do dinheiro é coisa que os candidatos dizem no conforto dos palanques e que desdizem sob o ar-condicionado dos gabinetes. Fernando Collor dizia orgulhoso que o desastroso plano econômico que levava seu nome havia igualado banqueiros e bancários. Dilma Rousseff foi à TV anunciar que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal iriam baixar os juros para o consumidor e pressionou os bancos particulares a fazerem o mesmo, o que de fato aconteceu. Nos 2 casos, os banqueiros riram por último.

Nessa semana, (como revelou o Poder360), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, ameaçaram retaliar a Febraban caso a entidade subscrevesse um insosso documento a favor da pacificação entre os Poderes.

Como o único poder que investe no confronto é o chefe deles, os 2 dirigentes acharam o texto ofensivo. Até aí, direito deles. Ao usarem as companhias que presidem como ponta de lança do bolsonarismo, no entanto, Guimarães e Ribeiro cruzaram a linha entre militância e gestão.

A agressividade de Pedro Guimarães não surpreende. Faz parte da sua campanha pela vaga de Paulo Guedes. No caso do BB, que tem ações na bolsa, ficou claro que a administração virou correia de transmissão do 3º andar do Palácio do Planalto.

Bolsonaro foi eleito por uma circunstância história única, mas para vencer precisou contratar um economista ambicioso como Paulo Guedes para ser seu avalista junto com o grande capital. Guedes foi transformado por Bolsonaro no sujeito a quem ele recorreria para todas as questões econômicas. Era uma farsa, mas deu o pretexto para o dinheiro velho da av. Paulista e o dinheiro novo da Faria Lima embarcarem no bolsonarismo com fervor.

Ao ameaçar retaliar o grande capital, Bolsonaro foi mais longe que qualquer governo petista. Bolsonaro mostrou que é possível governar sem parte da mídia, com os procuradores calados e com o Supremo acuado e agora decidiu que não precisa mais dos bancos.

Ele já havia descartado outros aliados antes, como os lavajatistas de Curitiba, mas os banqueiros estão desacostumados com esse tratamento. Em geral, são eles que decidem abandonar um governo, não o contrário. Haverá vingança.

autores
Thomas Traumann

Thomas Traumann

Thomas Traumann, 56 anos, é jornalista, consultor de comunicação e autor do livro "O Pior Emprego do Mundo", sobre ministros da Fazenda e crises econômicas. Trabalhou nas redações da Folha de S.Paulo, Veja e Época, foi diretor das empresas de comunicação corporativa Llorente&Cuenca e FSB, porta-voz e ministro de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff e pesquisador de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Dapp). Escreve para o Poder360 semanalmente.

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.