Topo

Daniel Dias será porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento

Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas - Adam Pretty/Getty Images
Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas Imagem: Adam Pretty/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/09/2021 01h07

Maior atleta da história paralímpica do país, Daniel Dias terá mais uma missão antes de desfrutar oficialmente da sua aposentadoria: ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio, marcada para domingo, às 8 horas (de Brasília).

Dono de 27 medalhas paralímpicas - sendo três delas conquistadas na capital japonesa - Daniel Dias levará a bandeira brasileira pela terceira vez. O nadador foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de Pequim, em 2008, e na abertura dos Jogos de Londres, em 2012.

O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, nesta sexta-feira, no Japão, em entrevista coletiva.

"O porta-bandeira do Brasil, como não poderia deixar de ser, é uma homenagem ao maior de toda a história, o maior atleta da natação paralímpica mundial. O porta-bandeira que conduzirá o pavilhão brasileiro será o Daniel Dias", falou o dirigente.

A apresentação final de Daniel Dias nas piscinas aconteceu na última quarta-feira, com o quarto lugar nos 50m livre. Na capital japonesa, Daniel faturou três medalhas de bronze: nos 200m livre, nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.