Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro convida ministros a participar do 7 de Setembro

    Presidente tem também divulgado mensagens a favor da manifestação; uma delas, segundo relatos feitos à CNN Brasil, defende o voto impresso auditável

    Gustavo UribeRenata Agostinida CNN

    Em Brasília

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem convidado integrantes de sua equipe ministerial para participarem das manifestações do dia 7 de setembro, em defesa da atual gestão federal, segundo relatos de auxiliares palacianos à CNN Brasil.

    Ainda de acordo com esses relatos, o presidente tem feito o convite nos últimos dias, ressaltando, no entanto, que a decisão de participar fica a cargo de cada assessor presidencial. Dois ministros confirmaram à CNN que receberam o convite.

    A tendência, no entanto, é de que ministros da articulação política, como Ciro Nogueira (Casa Civil) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo) não compareçam às manifestações, já que ambos têm atuado como interlocutores do Executivo com o Judiciário e o Legislativo.Além de convidar ministros, o presidente tem enviado mensagens a congressistas e militares a favor da manifestação.

    Segundo apurou a CNN Brasil, ele replicou recentemente uma nota conjunta dos clubes militares em defesa do voto impresso auditável.

    O manifesto, divulgado no mês passado, critica o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e coloca em dúvida a segurança do sistema de votação eletrônico. A proposta de implementação do voto impresso foi barrada pelo plenário da Câmara dos Deputados.

    Nos últimos dias, integrantes da base aliada no Congresso Nacional informaram ao Palácio do Planalto que não aceitarão manifestações de vandalismo no 7 de setembro. A expectativa é de que, em discursos públicos, Bolsonaro reforce as críticas à Suprema Corte, mantendo a atual crise institucional entre Executivo e Judiciário.