Topo

Esse conteúdo é antigo

Grupo evangélico tenta incentivar não adesão de fiéis a atos no feriado

15.mai.2021 - Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro participam da Marcha da Família Cristã, em Curitiba -  EDUARDO MATYSIAK/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
15.mai.2021 - Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro participam da Marcha da Família Cristã, em Curitiba Imagem: EDUARDO MATYSIAK/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Brasília

05/09/2021 13h24

Um grupo evangélico denominado Movimento Batista por Princípios emitiu uma nota na sexta-feira (3) em que pede para que fiéis não compareçam às manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no feriado de 7 de setembro.

O documento é uma tentativa de resistência dentro do segmento, que tem uma relação de proximidade com o atual governo a partir da admiração e do apoio que líderes evangélicos expressam pelo chefe do Executivo federal.

Além disso, a base política bolsonarista é também formada por vários parlamentares evangélicos, eleitos por fiéis de diferentes denominações.

Na nota, o Movimento Batista por Princípios diz "estranhar o lamentável fato de que pastores, ensinem em suas igrejas uma eclesiologia democrático-congregacional, expressem sua solidariedade a uma manifestação de claro apoio a iniciativas autoritárias e pouco democráticas do atual presidente da República".

"Denunciamos, com perplexidade, o evidente caráter contraditório da manifestação, uma vez que —em nome da defesa da liberdade — faz a apologia inconstitucional do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal", diz outro trecho do texto.

Por fim, o movimento "conclama irmãos e irmãs", em especial os adeptos de igrejas batistas, a ignorar os apelos de líderes religiosos para apoiar o presidente nas manifestações de rua no feriado.

"Sendo assim, conclamamos aos irmãos e irmãs, especialmente aos batistas que sempre defenderam princípios de verdadeira democracia e separação entre Igreja e Estado, a não comparecerem às ruas na próxima terça-feira, dia 7 de setembro, aproveitando melhor o seu tempo com outras atividades mais recompensadoras e que, ao fim e ao cabo, demonstrem o autêntico respeito que temos pelo Dia da Independência."