Por G1 — Brasília

Randolfe diz que protocolará pedido de informações para saber quem autorizou entrada em campo de jogadores da Argentina que infringiram regras sanitárias

Randolfe diz que protocolará pedido de informações para saber quem autorizou entrada em campo de jogadores da Argentina que infringiram regras sanitárias

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse em entrevista à GloboNews neste domingo (5) que protocolará um pedido de informações para saber quem autorizou a entrada em campo dos quatro jogadores da Argentina que infringiram regras sanitárias brasileiras. O parlamentar também afirmou que poderá pedir a convocação de representantes da CBF e da Anvisa caso as informações não sejam enviadas à CPI.

A partida entre Brasil e Argentina foi interrompida quando agentes da Polícia Federal (PF) e da Anvisa entraram, na tarde deste domingo, no campo da Neo Química Arena, em São Paulo, para retirar quatro jogadores da Argentina que não cumpriram a quarentena contra a disseminação do coranavírus. Com isso, o time argentino se retirou do campo em que disputaria a partida contra a seleção brasileira.

"Nós estaremos protocolando amanhã um requerimento pedindo informações à Confederação Brasileira de Futebol, à Anvisa, e à Conmebol sobre o acontecido no jogo de hoje. Nos interessa muito menos a questão do futebol. Nos interessa muito mais [saber] quais foram as autoridades brasileiras que constituíram eventual acordo para que tenha ocorrido burla às normas sanitárias do nosso país", afirmou Randolfe.

De acordo com o senador, a CPI da Covid poder convocar representantes da CBF e da Anvisa caso as informações não sejam enviadas à comissão parlamentar de inquérito.

"Nós não queremos aprofundar [a apuração] em relação a esse assunto. Precisamos ter essa informação. Se não tivermos essa informação, não descartamos a possibilidade de convocar um representante da CBF ou da Anvisa para informar quem são essas autoridades", disse o senador.

"Está claro e foi dito por vários interlocutores, foi dito inclusive pela Conmebol, que havia um 'acordo' com as autoridades do governo brasileiro para a participação dos quatro jogadores que foram identificados pela Anvisa burlando as normas sanitárias do nosso país", continuou Randolfe Rodrigues.

Anvisa suspende Brasil x Argentina por descumprimento de regra

Anvisa suspende Brasil x Argentina por descumprimento de regra

Declarações falsas

Os jogadores argentinos Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso fizeram declarações sanitárias falsas no formulário sanitário ao entrar no Brasil, disse a Anvisa. Com isso, os quatro jogadores devem ser ouvidos na delegacia da Polícia Federal no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em apuração sobre o crime de falsidade ideológica.

A agência sanitária comunicou o fato à Polícia Federal para que "providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente", de acordo com a nota da Anvisa.

A Polícia Federal tentou buscar os jogadores no hotel e, depois, no vestiário, mas a Argentina não liberou a entrada e, por isso, afirmam que tiveram que entrar no campo.

"Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos", afirmou Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, em entrevista ao locutor Galvão Bueno, na TV Globo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!