Idosos veem cidade natal graças à realidade virtual 73 anos após fugir de guerra

Idosos veem cidade natal graças à realidade virtual 73 anos após fugir de guerra

Em 1947, a divisão das fronteiras da Índia, após o fim da colonização britânica, forçou milhões a deixarem suas casas. Na ocasião, foi criado o Paquistão para abrigar a população muçulmana da Índia, de maioria hindu.

Essa divisão de território com base na religião resultou no deslocamento de cerca de 15 milhões de pessoas. Muitas morreram nos violentos protestos que acompanharam esse processo.

Agora, mais de 70 anos depois, o Projeto Dastaan está ajudando alguns dos sobreviventes da demarcação da Índia e rever seus vilarejos. Com o uso de realidade virtual, idosos podem ver suas mesquitas, escolas e casas de infância.

Iqballuddin Ahmad migrou da Índia para o Paquistão quando tinha cerca de 10 anos, durante o processo de divisão do território. Ele diz que sentiu como se tivesse voltado à infância ao rever a sua vila usando visor de realidade virtual.

“Essa é a mesma mesquita? Meu Deus, é a mesquita que construímos colocando tijolo com as próprias mãos”, reagiu, animado, quando as imagens apareceram.

“Sinceramente, esse lugar está igual!”

Hari Krishan Anan vez o movimento inverso de Ahmad. Ele migrou do Paquistão para a Índia. “Eu me lembro de tudo da minha vila: a minha casa, os lagos para banho, minha escola. Eu deixei esse lugar em 1947 e, depois de 73 anos, finalmente consegui rever a minha vila.”