Política

Fux vai rebater ameaça de Bolsonaro de descumprir decisão do STF, na sessão de quarta-feira

Em reunião após os atos, integrantes da Corte se mostraram indignados, mas deixaram resposta para o dia seguinte
 O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), durante manifestação com apoiadores na avenida Paulista, na região central de São Paulo, Foto: TheNews2 / Agência O Globo
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), durante manifestação com apoiadores na avenida Paulista, na região central de São Paulo, Foto: TheNews2 / Agência O Globo

BRASÍLIA - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) receberam com indignação as ameças do presidente Jair Bolsonaro disparadas contra a Corte durante os atos de 7 de setembro. A réplica, porém, ficou para esta quarta-feira. No início da sessão, o presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, fará um pronunciamento para rebater os mais novos ataques do chefe do Executivo.

Em São Paulo: Bolsonaro ataca Alexandre de Moraes e diz que 'não cumprirá' decisões do ministro do Supremo

O GLOBO apurou que o magistrado rebaterá o aviso dado por Bolsonaro de que não cumprirá qualquer determinação proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, principal alvo dos discursos do presidente da República e relator de inquéritos que o investigam no STF.

Fux deixará claro que, caso de fato desrespeite ordem judicial do Supremo, seja de qual for o ministro, Bolsonaro vai incorrer em crime de responsabilidade - o que pode ensejar um pedido de impeachment.

A decisão de silenciar num primeiro momento e deixar para o mandatário da Corte a tarefa de falar por todos os ministros tem como objetivo dar um caráter institucional ao movimento, como já ocorreu em episódios semelhantes.

Reação: Presidentes de partidos reagem a atos e sobem tom contra Bolsonaro: 'Democracia tem remédios contra tais ataques

A estratégia foi acertada conjuntamente numa reunião virtual com nove dos dez integrantes do tribunal - apenas Dias Toffolli não compareceu. Todos os magistrados falaram suas opiniões em pouco mais de uma hora de conversa.

Durante a reunião, palavras como "absurdo" "golpista" "fascista" foram usadas para classificar os discursos de Bolsonaro.

Embora tenham irritado os ministros, as agressões e intimidações do presidente da República não chegaram a surpreender a Corte. A subida de tom já era esperada. Mais do que isso. Antes dos atos, parte dos magistrados acreditava que dificilmente a sede do tribunal em Brasília sairia ilesa, sobretudo depois que vieram a público imagens em que caminhoneiros conseguiram furar o bloqueio da Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios na noite de segunda-feira, véspera dos eventos na capital.

Celso de Mello: Discurso de Bolsonaro mostra político 'medíocre e sem noção dos limites constitucionais'

Ministros mais pessimistas especulavam durante o fim de semana a possibilidade de haver insurgências por forças de segurança Brasil afora, inclusive com a participação de policiais nos atos organizados por apoiadores de Bolsonaro.