metropoles.com

Aécio Neves não participou de reunião em que PSDB se declarou oposição

Deputado não foi visto em nenhum momento no encontro virtual 

atualizado

Compartilhar notícia

ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
aecio-neves
1 de 1 aecio-neves - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O deputado federal Aécio Neves não participou da reunião em que o PSDB decidiu se declarar oposição ao governo de Jair Bolsonaro. O encontro virtual teve mais de três horas de duração e reuniu 56 tucanos.

Aécio esteve representado por aliados próximos, como o deputado mineiro Paulo Abi Ackel. Com apoio de Rodrigo de Castro, o líder do partido na Câmara, o grupo de deputados mais próximo ao bolsonarismo fez força para que o PSDB não decretasse apoio ao impeachment nesta reunião.

Dirigentes do PSDB afirmam que a convocatória para a reunião foi feita a todas as lideranças do partido porque uma decisão tomada pela bancada da Câmara teria cunho oposto ao desejado. O temor era que a sigla se comportasse de forma semelhante à ocasião do voto impresso, quando quatorze dos 31 deputados endossaram o projeto bolsonarista.

Ao fim da reunião, o deputado paulista Carlos Sampaio conseguiu incluir na versão final da nota divulgada ao público uma crítica ao “modelo político e econômico petista” que, segundo o PSDB, “também [é] responsável pela profunda crise que enfrentamos”. Sampaio foi um dos artífices do impeachment de Dilma Rousseff dentro da sigla.

Apesar da crítica ao petismo, houve quem sinalizasse para a necessidade de unir forças diante das ameaças golpistas de Bolsonaro. O deputado paraibano Pedro Cunha Lima disse que se arrependeu da crítica que fez a Tasso Jereissati após o encontro do senador com Lula e afirmou que é necessário um diálogo maior com outras vertentes políticas.

Os tucanos favoráveis ao impeachment apostam que Bolsonaro não irá moderar o discurso e querem organizar uma nova reunião para daqui três semanas. Eles acreditam que poderão ampliar a pressão sobre outros quadros da sigla caso o presidente consiga agravar ainda mais a crise institucional.

Após a publicação da nota, a assessoria de Aécio Neves entrou em contato e informou que o deputado considerou correta a decisão tomada pela Executiva Nacional do PSDB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?