Prefeitura do Rio adia por 15 dias exigência de comprovante de vacinação

Medida começaria a valer em 1º de setembro; Secretaria alega instabilidade no ConecteSUS

Passaporte da vacina será exigido em locais de uso coletivo, como academias e cinemas; Bares e restaurantes não são citados em decreto
Copyright Rafael Catarcione/Riotur

A Prefeitura do Rio decidiu adiar por 15 dias a obrigatoriedade para a apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 para entrada em locais de uso coletivo, como academias e cinemas. A medida entraria em vigor na 4ª feira (1º.set.2021). Agora, será em 15 de setembro.

O motivo para a suspensão das regras, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é uma instabilidade no aplicativo ConecteSUS –que emite a carteirinha para comprovar a imunização (saiba como tirar a sua clicando aqui).

A decisão havia sido publicada no Diário Oficial do Rio na 6ª feira (27.ago.2021). O prefeito Eduardo Paes (PSD) também prorrogou as medidas de restrição na cidade até 13 de setembro, adiando assim os planos de flexibilização anunciados em julho. Eis a íntegra (235 KB).

Entre os espaços que terão de exigir o documento estão academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios e vilas olímpicas. Também será obrigatória a apresentação do certificado em cinemas, teatros, circos, salas de concerto, pistas de patinação e outras atividades de entretenimento. Shoppings, bares e restaurantes não são citados.

O acesso a locais de visitação turística, como museus, galerias, aquários, parques de diversões, e drive-in, bem como convenções e feiras comerciais, também ficará restrito sob apresentação da carteirinha.

Para aqueles cujo cronograma já previa a 2ª dose, o certificado terá que comprovar a imunização completa. Para aqueles cuja data de aplicação da 2ª dose ainda não chegou, o documento só precisa comprovar a 1ª aplicação.

A cobrança deverá ser feita pelo próprio estabelecimento, e a fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária Municipal.

ÍNTEGRA DA NOTA

Eis o comunicado divulgado nesta 3ª feira (31.ago) pela Secretaria Municipal de Saúde:

“Em virtude da instabilidade do ConecteSUS para retirada dos certificados de vacinação, a Prefeitura do Rio adia para o dia 15 de setembro o início da verificação da situação vacinal para entrada em estabelecimentos fechados. Nesse período, entre os dias 1º e 14 de setembro, será realizada uma série de ações educativas com o setor regulado e essa cobrança pode ser iniciada por cada setor que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação”.

autores