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    SpaceX se prepara para lançar 1ª tripulação inteiramente civil à órbita da Terra

    Uma missão bem-sucedida ajudaria a inaugurar uma nova era de turismo espacial comercial, com várias empresas competindo por clientes ricos e dispostos a pagar uma pequena fortuna para experimentar um voo supersônico

    O foguete Falcon e a capsula Dragon, da SpaceX
    O foguete Falcon e a capsula Dragon, da SpaceX Divulgação

    Por Steve Gorman, da Reuters

    Mais um empresário bilionário deve viajar ao espaço esta semana, a bordo da cápsula de um foguete da SpaceX e como parte de uma equipe de turismo espacial pronta para fazer história como a primeira tripulação totalmente civil lançada à órbita da Terra.

    Jared Isaacman, o norte-americano fundador e executivo-chefe da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, vai liderar outros três companheiros novatos em voos espaciais em uma viagem que deverá durar três dias, desde a decolagem em Cabo Canaveral, na Flórida, até o desembarque no Atlântico.

    O magnata da tecnologia de 38 anos de idade investiu uma soma não divulgada, mas presumivelmente exorbitante, para que o colega bilionário e proprietário da SpaceX, Elon Musk, viabilizasse levá-lo junto a mais três companheiros de viagem especialmente selecionados a bordo de uma cápsula do foguete Dragon da SpaceX.

    O veículo está pronto para decolar do Kennedy Space Center da Nasa no topo de um dos foguetes reutilizáveis Falcon 9 de Elon Musk, com um lançamento com prazo de 24 horas que se inicia às 20 horas no horário local da próxima quarta-feira (15).

    Apelidado de Inspiration4, o passeio especial foi concebido por Isaacman principalmente para aumentar a conscientização e o apoio em prol de uma de suas causas favoritas, o St. Jude Children’s Research Hospital, importante centro de tratamento de câncer pediátrico. Ele prometeu  US$100 milhões ao instituto.

    Mas uma missão bem-sucedida também ajudaria a inaugurar uma nova era de turismo espacial comercial, com várias empresas competindo por clientes ricos e dispostos a pagar uma pequena fortuna para experimentar a alegria do voo supersônico, a ausência de gravidade e o espetáculo visual do espaço.

    Definir níveis aceitáveis de risco para o consumidor neste empreendimento perigoso de viagem espacial também é fundamental e levanta questões importantes.

    “Você precisa ser tanto rico como corajoso para embarcar nesses voos agora” disse Sridhar Tayur, professor de gestão de operações e novos modelos de negócios da Carnegie Mellon University em Pittsburgh, em entrevista à Reuters na sexta-feira (10).

    Além da corrida espacial

    A SpaceX é facilmente o player mais bem estabelecido na crescente constelação de empreendimentos de viagens espaciais comerciais, tendo já lançado vários carregamentos e astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) para a Nasa.

    As empresas rivais Virgin Galactic e Blue Origin celebraram recentemente suas primeiras missões de turismo espacial com seus respectivos executivos fundadores – os bilionários Richard Branson e Jeff Bezos -, cada um participando do próprio passeio inaugural.

    Mas esses dois voos tinham escala suborbital, enviando suas tripulações de astronautas ao espaço e de volta em questão de minutos.

    O voo da SpaceX é projetado para transportar seus quatro passageiros onde nenhuma tripulação civil jamais esteve – para a órbita da Terra.

    Lá, eles darão a volta ao globo uma vez a cada 90 minutos e a mais de 27.358 quilômetros por hora, ou aproximadamente 22 vezes a velocidade do som. A altitude alvo é de 575 quilômetros, além das órbitas da Estação Espacial Internacional ou mesmo do Telescópio Espacial Hubble.