Vídeo com imitador de Bolsonaro queima Michel Temer com o presidente

Presidente apostou em Temer para criar ponte com STF, mas tagarelice do emedebista colocou tudo a perder

Imitação de André Marinho (à esq.) provocou risos de Michel Temer (à dir.) e dos outros convidados do jantar organizado pelo ex-presidente
Copyright Reprodução

A divulgação de um vídeo em que o ex-presidente Michel Temer aparece rindo de um humorista (assista ao vídeo abaixo –1min14seg) que faz uma imitação desmoralizante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) causou um choque no Palácio do Planalto.

De todos, o mais decepcionado foi o presidente. Depois de fazer o clima político esquentar com os atos de 7 de Setembro, Bolsonaro sabia que era o momento de diminuir a temperatura.

Numa atitude surpreendente, escanteou todos os principais interlocutores –como os ministros Ciro Nogueira, Paulo Guedes, Fábio Faria e até o ex-minstro do STJ Admar Gonzaga– e escolheu o ex-presidente para construir a sua versão da “ponte para o futuro” –seu futuro político, no caso.

Leia mais sobre o episódio:

Temer chegou com uma carta em que Bolsonaro praticamente ajoelhava-se diante do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Alguns assessores intervieram, o texto foi modificado e finalmente se chegou a uma versão final.

Quando a carta foi divulgada, a reação inicial foi muito negativa, mas o comando do bolsonarismo entrou em ação e conseguiu o apoio de importantes líderes, como a deputada Carla Zambelli e o líder caminhoneiro Zé Trovão. O incêndio parecia apagado.

Parecia. Bolsonaro não contava que Temer usarria o episódio para autopromoção. Desde que entrou no avião presidencial (assista ao vídeo abaixo –57seg), que foi buscá-lo em São Paulo, o ex-presidente passou a produzir material para mostrá-lo, não como um conselheiro discreto e ex-presidente de pijama, mas como um político com ambições –presidenciais, como se viu em seguida.

Da decolagem para salvar o Brasil, passando por uma série de entrevistas às TVs, na qual gabava-se de ser um salvador da pátria, até cartazes bem produzidos de “Volta Temer” nos atos de 12 de Setembro.

Copyright Reprodução
Manifestante pede a volta de Michel Temer em ato na avenida Paulista, em São Paulo, em 12 de setembro

Passado o choque, Bolsonaro precisa decidir como continuar reconstruir a relação com o STF –e como pedir ajuda aos aliados que desprezou inicialmente.

Encontro organizado por Temer

A mera presença de Temer no convescote realizado na casa do empresário Naji Nahas, em São Paulo, já teria desagradado e muito a Bolsonaro. Afinal, seu ex-aliado e hoje desafeto Paulo Marinho estava lá –e o imitador é ninguém menos do que seu filho. Mas a imitação e as gargalhadas passaram uma forte imagem do desapreço de Temer pelo sucessor.

Além de Temer e de Paulo e André Marinho, pelo vídeo é possível ver os seguintes convidados:

  • Gilberto Kassab: presidente nacional do PSD;
  • Johnny Saad: presidente do Grupo Bandeirantes;
  • Roberto D’Ávila: jornalista, apresentador e diretor da GloboNews, que nesta 3ª feira (14.set.2021) transmite às 23h30 a entrevista de D’Ávila com Michel Temer;
  • Antonio Carlos Pereira: o Tonico Pereira, ex-editorialista do jornal O Estado de S.Paulo, à esquerda de Temer;
  • Naji Nahas: empresário e investidor, à direita de Temer;
  • Raul Cutait: cirurgião do hospital Sírio-Libanês;
  • José Yunes: advogado e amigo pessoal de Temer;
  • José Rogério Tucci: advogado.

autores