Depois de orientar Bolsonaro em nota, Temer faz 5 publicações no Instagram

Ex-presidente tenta reconstruir imagem, depois de ter saído com alta rejeição do Palácio do Planalto

Ex-Presidente Michel Temer
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 25.ago.2021

Desde a última 5ª feira (9.set.2021), quando foi a Brasília auxiliar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a escrever a “carta à nação” pós-7 de Setembro, o ex-presidente Michel Temer (MDB) fez 5 publicações no Instagram. As últimas 3 postagens são fotos que, juntas, formam a palavra “diálogo”.

Temer tenta reconstruir sua imagem depois de ter deixado a Presidência com alta rejeição. Pesquisa feita no fim de seu mandato, em dezembro de 2018, pelo então Ibope e encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que a gestão do emedebista era rejeitada por 74% da população.

Esse foi o recorde de reprovação da série histórica do estudo. Até então, a pior avaliação de fim de mandato havia sido a de José Sarney. Em 1989, 60% dos brasileiros rejeitavam a gestão dele.

As 3 fotos que formam a palavra “diálogo” foram publicadas nessa 2ª feira (13.set). O ex-presidente não escreveu nenhum texto adicional para acompanhá-las. Temer postou a mesma foto e a mesma palavra via Instagram Stories.

Eis a postagem no perfil do Instagram:

Eis a publicação no Instagram Stories:

A mensagem vai de encontro com vídeo divulgado por Temer, também nessa 2ª feira (13.set), em que diz querer “trocar ideias com o Brasil”.

Eu sempre fui reconhecido como um homem de diálogo”, afirma o ex-presidente. “E, como há muita polarização hoje no Brasil, convém lembrar que dialogar nunca foi tão importante.

Temer fala em “saber ouvir”, “posicionar-se” e “fazer concessões”, tudo sem “abrir mão dos princípios”. Depois, lista realizações de seu governo. “Por enquanto, até logo”, diz o ex-presidente no fim do vídeo.

Assista (1min17s):

Temer tem usado a internet para interagir diretamente com os brasileiros. Esse vídeo, por exemplo, foi postado no Instagram por um internauta, com a frase: “estão nos deixando sonhar. Será?”. Temer republicou o post em seu Instagram Stories e colocou uma caixa de perguntas para que usuários da rede social respondam à pergunta: “Com o que vocês andam sonhando?

O Instagram é a rede social na qual o ex-presidente é mais ativo. No Twitter, sua última publicação foi em 25 de julho.

No Facebook, alterou nessa 2ª feira (13.set) sua foto de perfil. Colocou a imagem usada na montagem do Instagram — que também é sua foto de perfil nessa rede social.

Antes disso, 1 dia depois da divulgação da declaração de Bolsonaro, Temer publicou no Facebook um vídeo em que  aparece embarcando no avião da FAB (Força Aérea Brasileira) enviado para levá-lo ao encontro do presidente.

Esse vídeo foi a 1ª postagem do ex-presidente feita no Instagram depois da publicação da carta.

Sempre que fui chamado para ajudar o país, busquei o diálogo e coloquei as instituições acima dos homens. A solução para muitos problemas que os brasileiros enfrentam está na pacificação e no entendimento. Torço para que sigamos nesse caminho hoje e sempre”, escreveu.

No domingo (12.set), Temer reproduziu em seu perfil no Instagram um vídeo dos Stories. Ele responde a uma pergunta feita por um usuário sobre dica de livro e filme. O ex-presidente indica um filme com a história da cantora norte-americana Billie Holliday — sem dizer qual o título da obra — e série “EUA: A Luta pela Liberdade”, da Netflix.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Michel Temer (@micheltemer)

Antes da publicação da carta, mas no mesmo dia em que esteve em Brasília com Bolsonaro, Temer postou uma montagem em que aparece ao lado de Henrique Meirelles, ministro da Fazenda em seu governo. Na imagem está escrito “inimigos da inflação”.

Pegamos o país com 9,32% de inflação da gestão anterior. Com trabalho eficiente, reduzimos a inflação para 2,76% ao ano”, escreveu o ex-presidente na 5ª feira (9.set).

autores