• Época NEGÓCIOS
Atualizado em
carro da ford,  (Foto: Divulgação)

Carro autônomo da Ford vai utilizar sistema de direção autônoma da Argo AI para entregar produtos do Walmart (Foto: Divulgação)

A Ford anunciou que vai lançar um serviço de delivery com carros autônomos em parceria com a rede de supermercados Walmart e a Argo AI, plataforma que desenvolve sistemas de direção autônoma. As entregas estarão disponíveis nas cidades americanas de Miami, Austin, Texas e Washington ainda neste ano, segundo reportagem do Engadget.

O serviço usará carros da Ford equipados com o sistema de direção automática da Argo AI para entregar os pedidos do Walmart. As entregas estarão disponíveis nessas cidades "dentro de áreas de serviço definidas", que serão expandidas com o tempo, segundo a Ford. A princípio, o serviço funcionará para entregas no dia seguinte ou no mesmo dia em núcleos urbanos.

O fundador e CEO da Argo AI, Bryan Salesky, disse que esta é também uma oportunidade de tirar do papel o foco da empresa em desenvolver um sistema autônomo de direção que opera em centros urbanos, onde a demanda dos clientes é mais alta. "Ao trabalhar com o Walmart e com a Ford nesses mercados, estamos mostrando o potencial dos veículos autônomos em serviços de delivery em larga escala", disse Salesky. 

A reportagem do Engadget pontua, no entanto, que a direção autônoma de nível 4 (um dos níveis mais avançados numa escala que vai até 6, quando o carro já dirige praticamente sozinho) ainda é um sonho distante, mesmo depois de muitos anos de desenvolvimento. "Assim, os veículos estão longe de estar prontos para percorrer as ruas da cidade sem um motorista de segurança ao volante", diz o site. 

A Ford e o Walmart anunciaram anteriormente uma colaboração com a Uber's PostMates para entregar mercadorias em Miami, que está operando com a Argo AI em Miami e Washington desde 2018. Todos os testes atuais são feitos com motoristas de segurança ao volante.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.