Cultura TV

'Dedico essa história a sobreviventes de abuso sexual', diz Michaela Coel no Emmy 2021

Britânica que estrela 'I may destroy you' venceu a categoria de melhor roteiro de minissérie
Michaela Coel no Emmy 2021 Foto: MARIO ANZUONI / REUTERS
Michaela Coel no Emmy 2021 Foto: MARIO ANZUONI / REUTERS

A britânica Michaela Coel, que criou e protagonizou a minissérie " I may destroy you ", da HBO, dedicou o Emmy 2021 de melhor roteiro de minissérie a sobreviventes de abuso sexual. A obra é uma produção de 2020 que discute consentimento sexual na contemporaneidade a partir de um abuso sofrido por Arabella, a personagem de Michaela. A história é baseada na experiência da própria atriz, criadora da série.

'I May Destroy You' : série de Michaela Coel escancara traumas de um estupro e redefine a forma de retratar o tema na TV

"Escreva a história que te assusta, que te faz se sentir inseguro, que não é confortável. Eu te desafio. Em um mundo que nos seduz a navegar pela vida de outras pessoas para nos ajudar a determinar melhor como nos sentimos sobre nós mesmos e, por sua vez, sentir a necessidade de estarmos constantemente visíveis - pois a visibilidade hoje em dia parece de alguma forma equivaler ao sucesso -não tenha medo de desaparecer dela, de nós, por um tempo e ver o que vem para você no silêncio", disse ela. "Dedico essa história a sobreviventes de abuso sexual".

No Bafta, em junho, ela dedicou o prêmio de melhor atriz de TV à coordenadora de intimidade Ita O’Brien . Desde as denúncias de assédio que explodiram com o movimento #MeToo, a presença desse tipo de profissional tem sido constante em filmagens de cenas de nudez e sexo. A função deles é zelar pelo bem-estar dos atores e evitar constrangimentos e abusos.

"Quero dedicar este prêmio a coordenadora de intimidade Ita O’Brien. Obrigado por sua existência na nossa indústria, por tornar o espaço seguro físico, emocional e profissionalmente para que a gente faça um trabalho sobre exploração, perda de respeito e abuso de poder sem ser explorada e abusada no processo", disse Michaela. "Eu sei como é filmar sem um coordenador de intimidade - a bagunça e a vergonha para a equipe e devastação interna para a atriz. A sua direção foi essencial para a minha série, e acredito que seja essencial para toda produtora que queira trabalhar com temas de consentimento".