metropoles.com

SP confirma morte de adolescente e investiga relação com vacina

Governo de SP ressalta que não há comprovação de relação entre a vacina e o óbito e diz que “qualquer afirmação ainda é precoce e temerária”

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
vacina-covid
1 de 1 vacina-covid - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

São Paulo – A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o óbito de um jovem de 16 anos em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, após aplicação do imunizante da Pfizer contra a Covid-19. A pasta, entretanto, comunicou que ainda investiga se há alguma relação entre a vacina e a causa da morte. O órgão destaca que “qualquer afirmação ainda é precoce e temerária”.

“É irresponsável a disseminação de qualquer informação que traga medo e insegurança aos adolescentes e familiares. Até o momento, não há comprovação de relação da vacina ao óbito de um jovem de São Bernardo do Campo”, afirmou a secretaria, em nota.

“O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo está investigando o caso devido à relação temporal com a aplicação da vacina. Qualquer afirmação ainda é precoce e temerária”, continua.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que notificou o caso à Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, para as devidas investigações, tão logo tomou conhecimento do falecimento da adolescente, que estava internado no Hospital e Maternidade Vida’s, em São Paulo.

Ainda na nota, a prefeitura reforça que não há, até o momento, “qualquer comprovação que relacione a vacinação da adolescente com sua morte”. O texto ainda ressalta que o município segue a diretriz do Plano Estadual de Imunização (PEI) e realiza a aplicação da vacina contra a Covid-19 no público adolescente com o imunizante da Pfizer.

Na manhã desta quinta-feira (16/9), o Ministério da Saúde recuou e recomendou a suspensão da imunização para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. Inicialmente, o governo federal pretendia vacinar 20 milhões de pessoas desse público.

Horas depois, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou ofício no qual pediu um posicionamento da Anvisa sobre a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Na ocasião, a entidade mencionou a morte de um jovem em São Bernardo do Campo.

O governo de São Paulo lamentou a decisão do Ministério da Saúde, “que vai na contramão de autoridades sanitárias de outros países. A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações”.

Para o governo paulista, “a medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”.

São Paulo vacina adolescentes desde 18 de agosto. A imunização começou por aqueles com comorbidades, e depois se estendeu a todos com idade entre 12 e 17 anos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?