Topo

6 detalhes para prestar atenção no trailer de 'Matrix 4'

Keanu Reeves no trailer de "Matrix Ressurrections"
Keanu Reeves no trailer de "Matrix Ressurrections"
Reprodução

De Splash, em São Paulo

09/09/2021 12h38

De volta à Matrix 18 anos depois de "Reloaded" e "Revolutions" (2003) encerrarem a trilogia, o primeiro trailer de "Matrix Resurrections" traz Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e uma leva de novos personagens que vão habitar a quarta parte da saga.

Assista

Continua depois da publicidade

O trailer se inicia com um Neo que voltou a se identificar como Thomas Anderson em um consultório psiquiátrico, sendo atendido pelo personagem de Neil Patrick Harris. Ele conta que teve sonhos que "não eram apenas sonhos", e cogita estar louco.

Os "sonhos" eram sua vida após tomar a pílula vermelha.

O filme escrito e dirigido por Lana Wachowski, é claro, tem muito a explicar —por exemplo, como e por que Neo e Trinity estão vivos. Com sorte, podemos arrancar algumas especulações da primeira prévia.

Reprodução/Warner Bros - Reprodução/Warner Bros
São Francisco na abertura do trailer de 'Matrix Ressurrections'
Imagem: Reprodução/Warner Bros

Verdade ou ilusão?

Antes da cena no consultório, a primeira imagem do trailer mostra uma paisagem de São Fracisco, com uma paleta de cores que se assemelha à ultima cena de "Matrix Revolutions". Junto à trilha sonora incômoda, isso possivelmente indica que estamos de volta dentro da Matrix.

Quando Neo está no consultório, vimos um gato preto caminhando sobre uma mesa. A cena remete ao primeiro "Matrix", quando Neo descobre que a sensação de déjà vu que teve na ocasião representa mudanças na Matrix.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Warner Bros. - Reprodução/Warner Bros.
Gato preto representa "falha na Matrix"
Imagem: Reprodução/Warner Bros.

O reencontro

Thomas/Neo encontra Trinity, e quando os dois apertam as mãos, uma conexão instantânea parece tomá-los de súbito. Eles não se reconhecem de imediato, mas a situação logo muda.

Reprodução/Warner Bros - Reprodução/Warner Bros
Neo e Trinity apertam as mãos
Imagem: Reprodução/Warner Bros

Pílula azul

Se no primeiro filme Neo escolheu tomar a pílula vermelha e acordar para a realidade, aqui o vimos ingerindo várias pílulas azuis. Isso sugere uma escolha de viver na ignorância dentro da Matrix. Então, ele encara profundamente os próprios olhos no espelho.

Siga o Coelho Branco

A frase de "Alice no País das Maravilhas" que foi seminal para o destino de Neo no primeiro filme ressurge aqui de outra forma, quando Thomas encontra uma mulher (Priyanka Chopra) que carrega uma cópia do livro de Lewis Carroll.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Warner Bros. - Reprodução/Warner Bros.
Priyanka Chopra em cena do filme
Imagem: Reprodução/Warner Bros.

Hora de Voar

Em seguida, Neo encontra alguém que se parece muito com Morpheus, mas provavelmente não é o mesmo Morpheus que conhecíamos da trilogia original —Laurence Fishburne, seu intérprete, não foi convidado para o novo filme. Mas as aparências lembram.

Aqui, vimos Yahya Abdul-Mateen II com um sobretudo e óculos, oferecendo duas pílulas a Neo. Será que o ator de "Candyman" (2021) esteja interpretando uma versão mais nova, ou diferente, do Morpheus?

Reprodução - Reprodução
Yahya Abdul-Mateen II em cena da série 'Watchmen' (2019)
Imagem: Reprodução

E, seguindo na metáfora do Coelho Branco, Neo encontra a personagem de Jessica Henwick no alto de um prédio. Ela tem uma tatuagem de um coelho no ombro e cabelos azuis, e diz:

Se você quiser a verdade, precisa voar.

Continua depois da publicidade
Divulgação/Warner Bros - Divulgação/Warner Bros
Cartaz de 'Matrix Ressurrections'
Imagem: Divulgação/Warner Bros

E voou!

A partir de então, Neo parece "acordar", e o trailer alterna entre montagens rápidas de máquinas controlando humanos, naves viajando pelas ruínas de Zion, uma luta de kung-fu entre Neo e o personagem de Yahya, explosões e uma batalha numa estação abandonada de metrô.

Depois de tudo isso, a prévia se encerra de uma forma um tanto autorreferente. Neo surge frente a frente com o personagem de Jonathan Groff, novamente em um escritório. Groff diz a última fala, sem muito rodeio:

Reprodução/Warner - Reprodução/Warner
Batalha em 'Matrix 4'
Imagem: Reprodução/Warner
Depois de todos esses anos, voltar para onde tudo começou? De volta para a Matrix?
Continua depois da publicidade
Reprodução/Warner Bros - Reprodução/Warner Bros
Jonathan Groff em cena do trailer
Imagem: Reprodução/Warner Bros

Isso sugere que "Matrix Ressurrections" seja um reinício da franquia, que atualiza os temas e ameniza a recepção morna das duas sequências.

A trilogia, que arrecadou mais de US$ 1,6 bilhão em bilheteria, se encerrou com a paz selada, e humanos tinham a opção de deixar a Matrix de vez.

Divulgação - Divulgação
'Matrix Reloaded'
Imagem: Divulgação

No entanto, Neo e Trinity morrem. Agora, o trailer conta que a história não é bem assim. De alguma forma, os dois aparentemente são levados de volta para a Matrix.

Mas "como" e "por que" são perguntas que ainda ficam (felizmente) sem respostas.

Muitas das ideias que Lilly e eu exploramos há 20 anos sobre nossa realidade são mais relevantes agora. Estou feliz de ter esses personagens de volta na minha vida.
Lana Wachowski, para a Variety
Continua depois da publicidade

"Matrix Ressurrections" chega aos cinemas brasileiros em 16 de dezembro de 2021