Por Mara Puljiz, G1 DF


Indígenas comemoram voto de Fachin contra marco temporal para demarcação de terras

Indígenas comemoram voto de Fachin contra marco temporal para demarcação de terras

Indígenas acampados em Brasília, para acompanhar o julgamento do marco temporal para a demarcação de terras, comemoraram o voto do relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, durante a tarde desta quinta-feira (9). De um telão, eles ouviram atentamente cada palavra do ministro, e dançaram ao final, segurando um exemplares da Constituição nas mãos (veja vídeo acima).

O grupo também entoou canções, balançou chocalhos e bateu tambores. Uma anciã precisou ser amparada. A sessão continuou até pouco depois das 18h. O ministro Nunes Marques chegou a iniciar a leitura do seu posicionamento, mas só deve concluir o voto na próxima quarta-feira (15).

LEIA TAMBÉM:

Indígenas comemoram voto de Fachin contra marco temporal para demarcação de terras

Indígenas comemoram voto de Fachin contra marco temporal para demarcação de terras

O STF julga, desde o dia 26 de agosto, se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério que define que as etnias só podem reivindicar áreas que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988, o chamado "marco temporal" (saiba mais abaixo).

Segundo Fachin, a posse indígena não se iguala à posse civil e não deve ser investigada sob essa perspectiva, e sim, com base na Constituição – que garante a eles o direito originário às terras. "Os direitos das comunidades indígenas consistem em direitos fundamentais, que garantem a manutenção das condições de existência e vida digna aos índios", disse o ministro.

"A terra para os indígenas não tem valor comercial, como no sentido privado de posse [...].Trata-se de uma relação de identidade, espiritualidade e de existência', apontou Fachin.

Indígenas acompanham voto do ministro Edson Fachin, do STF, sobre marco temporal para demarcação de terras — Foto: Duda Dusi

Cerca de 4 mil indígenas, de 172 etnias acompanharam o julgamento. Acampados desde 24 de agosto no Distrito Federal, eles são contra o reconhecimento da tese do "marco temporal".

Já proprietários rurais argumentam que o critério é importante para garantir segurança jurídica. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também é favorável à tese.

O que é o marco temporal

Indígenas dançam em comemoração a voto de Fachin contra marco temporal

Indígenas dançam em comemoração a voto de Fachin contra marco temporal

O julgamento, que é considerado um dos mais importantes da história recente do STF, vai definir o futuro das demarcações de terras indígenas no país. A decisão dos ministros pode definir o rumo de mais de 300 processos de demarcação que estão em aberto no país.

A Corte julga um recurso que pode ser aplicado em outros processos de demarcação de novas terras indígenas. Os ministros devem esclarecer se é válida a tese do "marco temporal", na qual indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam até 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Anciã indígena segura Constituição ecomemora voto do ministro Edson Fachin sobre marco temporal para demarcação de terras — Foto: Mara Puljiz/ G1

Essa tese foi usada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, antiga Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente (Fatma), para solicitar a reintegração de posse de uma área localizada em parte da Reserva Biológica do Sassafrás, no estado, onde fica a Terra Indígena Ibirama LaKlãnõ, local em que também vivem os povos Guarani e Kaingang.

O recurso julgado é de autoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) que questiona uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que acatou o "marco temporal" no caso.

Em junho – quando o julgamento também estava pautado, mas foi adiado para agosto – a Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou um memorial contrário à tese. O documento cita que o direito dos indígenas sobre suas terras é "congênito e originário", "independentemente de titulação ou reconhecimento formal" e que "há de considerar a legislação vigente à época da ocupação".

Indígenas acompanham voto do ministro do STF Edson Fachin sobre marco temporal para a demarcação de terras, em Brasília — Foto: Alass Derivas

Leia outras notícias da região no G1 DF.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você