Tecnologia

Por G1


WhatsApp — Foto: REUTERS/Thomas White

O WhatsApp conta com mais de 1.000 funcionários terceirizados para analisar denúncias enviadas por usuários, segundo reportagem publicada na última terça-feira (7) pelo site "ProPublica".

A apuração apontou que o Facebook, proprietário do aplicativo de mensagens, tem equipes em Austin (Estados Unidos), Dublin (Irlanda) e Singapura para revisar mensagens de texto, imagens e vídeos que podem violar suas regras.

Segundo fontes ouvidas pela ProPublica, cada funcionário analisa cerca de 600 denúncias por dia, o que dá menos de um minuto, em média, para cada uma delas ser verificada.

As análises envolvem denúncias por motivos como fraude, spam, pornografia infantil e conspiração terrorista no WhatsApp.

Devido à criptografia de ponta a ponta do aplicativo, os moderadores só podem analisar mensagens compartilhadas pelos usuários por meio da opção "denunciar", disponível nas conversas.

Como funciona a moderação do WhatsApp

A reportagem apontou que os moderadores do WhatsApp analisam casos "reativos", iniciados pelos usuários, e "proativos", reunidos pela inteligência artificial do aplicativo.

Nos casos "reativos", após usuários denunciarem um contato, os moderadores acessam a mensagem que supostamente violou as regras e as quatro mensagens anteriores, incluindo imagens e vídeos.

Já em casos "proativos", o serviço busca por padrões suspeitos, como o envio de muitas mensagens em uma nova conta. A ferramenta verifica outros dados que não são criptografados, como nomes e fotos de grupos, números de telefone, fotos de perfil, histórico de violações da conta, entre outros. Neste caso, o serviço não acessa o conteúdo das mensagens.

Ao revisarem uma denúncia, os moderadores escolhem entre três opções: não fazer nada, manter usuário sob análise ou banir a conta.

Ainda de acordo com a ProPublica, o WhatsApp afirmou que os funcionários não são moderadores de conteúdo porque não interferem no teor da conversa. Para a plataforma, o modelo é diferente em relação ao que é adotado no Instagram e no Facebook, onde a moderação pode tirar publicações do ar.

Procurado pelo G1, o WhatsApp afirmou que fornece uma forma de usuários denunciarem spam ou abuso na plataforma, o que inclui o compartilhamento de algumas mensagens de uma conversa.

"Essa funcionalidade é importante para prevenir os piores abusos na internet. O WhatsApp discorda fortemente da ideia de que aceitar denúncias que os usuários escolhem enviar para o aplicativo é incompatível com criptografia de ponta a ponta", afirmou, em nota, o serviço.

Saiba como se proteger de golpes no WhatsApp

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!