Prêmio Jabuti cria novas categorias e veta IA

O Prêmio Jabuti, considerado o mais importante da literatura brasileira, divulgou nesta quinta-feira as regras para sua edição de 2024. Uma das novidades é a rejeição de qualquer obra que tenha sido elaborada com ajuda de inteligência artificial. No ano passado, uma das concorrentes da categoria Ilustração foi desclassificada por uso de IA. Mas essa não é a única novidade. Foram criados prêmios para poeta estreante e livros de saúde e bem-estar, educação e negócios. (Globo)

PIB dos EUA desacelera e cresce 1,6% no 1º trimestre

A economia dos Estados Unidos cresceu no último trimestre no ritmo mais lento em quase dois anos. Segundo a estimativa inicial do governo divulgada nesta quinta-feira, o PIB cresceu 1,6% no primeiro trimestre, abaixo de todas as previsões dos economistas. Com isso, o PIB americano atingiu US$ 28,28 trilhões. Na comparação com o crescimento em relação ao último trimestre de 2023, a economia cresceu apenas 0,4% nos primeiros três meses do ano. No quarto trimestre do ano passado, o PIB cresceu 3,4%. O resultado refletiu principalmente desacelerações nos gastos do consumidor, exportações e gastos dos governos estaduais e municipais e uma retração nos gastos do governo federal. (Bloomberg Linea)

Portugueses comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos

Na madrugada de 25 de abril de 1974, em Portugal, a execução por uma rádio da canção proibida Grândola Vila Morena (Spotify) foi a senha para que jovens militares de esquerda saíssem às ruas e derrubassem a mais longa ditadura fascista da Europa. Nesta quinta-feira, multidões tomaram as principais cidades do país para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, como movimento ficou conhecido. Em Lisboa, um desfile militar abriu as comemorações na Praça do Comércio, mas muitos dos presentes manifestavam preocupação com o avanço da ultradireita no país. (Folha)

STF tende a responsabilizar redes sociais por publicações

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve começar a julgar ainda neste semestre uma ação que responsabiliza as redes sociais por conteúdos nelas publicados, e, como conta Bela Megale, já haveria maioria dentro da Corte para adotar esse entendimento. Sete dos 11 ministros tendem a declarar inconstitucional artigo 19 do Marco Civil da Internet, segundo o qual as plataformas só podem ser responsabilizadas se descumprirem ordens judiciais para a retirada de conteúdo. Nos bastidores, já que o caso ainda não entrou em julgamento, os ministros dizer que ampliar a responsabilidade fará com que as empresas sejam mais ativas contra a disseminação de discurso de ódio, ataques à democracia e notícias falsas. (Globo)

Reforma tributária: governo prevê alíquota de 26,5%, cashback, IVA e IS e mais

Entregue ontem pelo governo ao Congresso, o projeto de lei para regulamentar a Reforma Tributária sobre o consumo estabelece regras mais específicas para essa nova metodologia de cobrança de impostos no país a partir de 2026. Entre as alterações mais importantes que o governo quer regulamentar está a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A alíquota, composta pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), vai substituir quatro impostos: PIS, PASEP, COFINS e IPI. A previsão é de que o IVA seja de 26,5%, podendo variar entre 25,7% a 27,3%. Outra medida é a isenção de impostos sobre os itens da cesta básica. O texto, no entanto, prevê uma lista menor de produtos, limitando o número de itens isentos a 15. Para a população com renda de até meio salário mínimo por pessoa, a proposta também estabelece a “devolução” de parte do imposto cobrado no consumo, um “cashback”. Já alguns produtos específicos terão tributação ainda maior além da alíquota geral no chamado “imposto do pecado”, o Imposto Seletivo (IS). A lista inclui cigarros, bebidas alcoólicas e açucaradas, veículos poluentes e extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. (g1)

Justiça de Nova York anula condenações de Harvey Weinstein por estupro

Um tribunal de apelações de Nova York anulou nesta quinta-feira, por 4 votos a 3, as condenações por abuso sexual e estupro contra Harvey Weinstein e determinou um novo julgamento. Outrora um dos mais poderosos produtores de Hollywood, ele foi condenado a 23 anos de prisão em 2020, em um caso considerado marco do movimento #MeToo. Os juízes de apelação consideraram que o julgamento anterior foi invalidado porque a corte aceitou depoimentos de outras mulheres que não as acusadoras sobre supostos abusos anteriores que não foram denunciados na época. De acordo com a promotoria, o objetivo era demonstrar que Weinstein tinha um padrão de agressões sexuais. Apesar da decisão, o produtor não vai deixar a cadeia, já que cumpre outra pena de 16 anos por estupro, determinada pela Justiça de Los Angeles. (CNN)

Fome atingiu 3,2 milhões de domicílios no Brasil em 2023

Quatro em cada cem lares brasileiros enfrentaram privação grave de alimentos em 2023, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Dos mais de 78 milhões de residências analisadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Segurança Alimentar 2023, 27,6% tiveram algum nível de insegurança alimentar, com a insegurança grave (quando atinge também crianças e adolescentes) sendo registrada em 4,1%, o equivalente a 3,2 milhões de lares. O Norte e o Nordeste são as regiões mais afetadas, com a insegurança alimentar grave atingindo 7,7% e 6,2% dos domicílios, respectivamente. (CNN Brasil)

Congo acusa Apple de explorar minerais de forma ilegal no seu território

A República Democrática do Congo acusou a Apple de usar minerais extraídos de forma ilegal para a produção de dispositivos da big tech. A nação africana acredita que a empresa usa estanho, tungstênio e tântalo da região leste do seu território, que vem sofrendo há anos com a extração ilegal de recursos. De acordo com a denúncia, embora a companhia tenha afirmado que verifica as origens dos minerais que utiliza para fabricar seus produtos, não existem provas concretas de que os recursos sejam extraídos de forma legal. Representada por advogados baseados nas cidades de Amsterdã e Paris, o Congo enviou questionamentos para o CEO da Apple, Tim Cook, com um prazo de três semanas para que a companhia americana forneça uma resposta. (Mac Magazine e Reuters)

Lira não tem pressa em pautar PEC das Drogas

Aprovada a toque de caixa no Senado, a chamada PEC das Drogas não vai entrar tão cedo na pauta da Câmara, conta Letícia Casado. Interessado em relatar a matéria, o deputado Sanderson (PL-RS), integrante da “bancada da bala”, procurou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para saber da tramitação e ouviu que a PEC não é uma prioridade. Aliados de Lira dizem que o foco agora são pautas ligadas à economia, em particular a tramitação da reforma tributária. Além disso, o presidente da Câmara quer evitar mais atritos entre o poderes. O Supremo Tribunal Federal (STF) julga uma ação que estabelece critérios objetivos para diferenciar traficantes de maconha dos usuários, que não sofreriam punição, enquanto a PEC criminaliza também porte e posse e deixa às polícias o poder de determinar a diferenciação. O processo no Supremo está parado por um pedido de vistas, e não há prazo para ser retomado. (UOL)

Professores temporários já são maioria nas redes estaduais

O que deveria ser exceção se tornou regra. Um estudo da ONG Todos Pela Educação mostra que os professores temporários, que não fizeram concurso, já são maioria nas redes públicas estaduais de ensino. Minas Gerais é o estado com o maior percentual de docentes temporários, 80%, enquanto o Rio de Janeiro tem a maior parcela de professores efetivos, 96%. Como mostra o levantamento, os temporários têm salários menores em 15 estados – em Pernambuco, um efetivo ganha até 140% a mais. “Além disso, em algumas redes, é comum que professores temporários não tenham os mesmos direitos trabalhistas e benefícios dos efetivos”, diz o estudo. (g1)