Brócolis cremoso com crocante de castanha

Brócolis cremoso com crocante de castanha

Queijo, bacon e limão formam um trio que combina demais com brócolis. Aposte nessa combinação e transforme a hortaliça em prato principal. O brócolis vai ao forno com uma farofinha de castanha, fica cremoso, com uma crosta dourada e crocante. Para fazer uma versão vegetariana é só retirar o bacon.

Compartilhe

PARA O BRÓCOLIS

Ingredientes
  • 1 maço de brócolis ninja
  • 1¾ de xícara (chá) de leite frio
  • 1½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 fatia de bacon (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso
  • sal a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • raspas de limão-siciliano a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Pré aqueça o forno a 230 °C (temperatura alta). Separe um refratário oval de 20 cm X 30 cm (ou que comporte 1,5 litro).
  1. Descarte as folhas e a base grossa do talo. Corte o brócolis em floretes, de cerca de 4 cm, do tamanho de um bocado. Corte também os talos que sobrarem em pedaços médios – se estiverem muito grossos, corte-os também ao meio no sentido do comprimento, assim todos cozinham por igual.
  2. Numa tigela, coloque os floretes e talos cortados e lave sob água corrente. Transfira para um escorredor e espere secar bem (se preferir, utilize uma centrífuga de saladas).
  3. Corte a fatia de bacon em cubos pequenos e transfira para uma panela média. Junte a manteiga e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 2 minutos, até a manteiga derreter e o bacon soltar a própria gordura. Adicione a farinha e mexa bem por 1 minuto – essa mistura de farinha com manteiga vai engrossar o leite e deixar o preparo cremoso.
  4. Adicione todo o leite de uma só vez e misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Mantenha a panela em fogo médio, mexendo delicadamente até começar a ferver.
  5. Abaixe o fogo, acrescente o brócolis, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o leite engrossar levemente e o brócolis pré-cozinhar e perder a cor viva de quando estava cru – não deixe cozinhar demasiadamente, o brócolis e o creme ainda vão ao forno. Enquanto isso, prepare o crocante de castanha.
  6. Transfira brócolis (com o creme) para o refratário e polvilhe com o queijo gruyere. Com uma colher grande, distribua o crocante de castanha sobre toda a superfície, formando cerca de 8 montinhos – dessa forma você deixa um pouco de espaço para o creme borbulhar sem umedecer completamente o crocante de castanhas.
  7. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, para o brócolis terminar de cozinhar e o crocante de castanha ficar dourado. Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de servir – assim o creme para de borbulhar e fica mais fácil retirar as porções. Sirva com raspas de limão e acompanhado de mini-milho grelhado.

Para o crocante de castanha

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa
  • ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 pitada de sal
Modo de preparo
  1. Pique grosseiramente as castanhas e transfira para uma tigela – não se preocupe em deixar os pedaços uniformes, a ideia é formar uma farofinha com diferentes texturas. Adicione a farinha de rosca, o queijo ralado e o azeite. Tempere com o sal e misture bem com as pontas dos dedos.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Até 4 porções