Por g1


Imagens de drone mostram caminho da lava de vulcão em La Palma

Imagens de drone mostram caminho da lava de vulcão em La Palma

Um astronauta francês fotografou a erupção do vulcão de Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, vista do espaço nesta quarta-feira (22) (veja a foto abaixo).

Thomas Pesquet, que está em missão pela agência europeia na Estação Espacial Internacional (ISS), divulgou o registro em seu perfil no Twitter.

"O vulcão de La Palma em erupção", escreveu o astronauta. "O resplendor alaranjado da lava contrasta com a escuridão do Oceano Atlântico e deixa tudo mais impressionante."

Astronauta francês fotografou a erupção do vulcão nas Ilhas Canárias direto da Estação Espacial Internacional em 22 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/Twitter/Thomas Pesquet

Pesquet comentou ainda que o brilho da lava parece estar "perto demais" das luzes da cidade. A erupção já destruiu pelo caminho carros e dezenas de casas, mas não há registro de mortes.

Forte atividade após 50 anos

A primeira erupção dos últimos 50 anos do vulcão Cumbre Vieja levou à retirada de mais de 5 mil pessoas da ilha La Palma, no arquipélago espanhol no Atlântico.

O vulcão entrou em erupção no domingo (19), no parque Cumbre Vieja, em La Palma. Imagens feitas com drones mostraram a lava atingindo uma piscina na região (veja no vídeo abaixo).

Drone flagra momento em que lava de vulcão atinge piscina em La Palma, na Espanha

Drone flagra momento em que lava de vulcão atinge piscina em La Palma, na Espanha

Veja onde está o vulcão — Foto: Arte G1

Até 84 dias de erupção

Segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias (Invulcan), a erupção de Cumbre Vieja pode chegar a durar até 84 dias. No entanto, os especialistas destacaram que ainda é difícil estabelecer um prazo exato para o fim da atividade vulcânica.

"É aceitável dizer que trabalhamos com uma estimativa de duração de 24 a 84 dias, com uma média geométrica calculada em 55 dias de duração", disse o Invulcan em nota.

A atual erupção começou em 19 de setembro após uma série de atividades sísmicas – com tremores de terra e terremotos de menor magnitude – ter sido registrada na ilha de La Palma desde o dia 11, segundo o Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha.

VEJA TAMBÉM:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!