Mundo Europa

Nuvem de fumaça tóxica do vulcão nas Ilhas Canárias alcança a Espanha e a França

Emissões do Cumbre Vieja, em La Palma, chegaram à Europa mas não oferecem risco à população, pois foram levadas por correntes de vento em camadas superiores da atmosfera
Imagem de satélite mostra o trajeto da nuvem de fumaça do vulcão Cumbre Vieja Foto: Adam Plaftorm/Divulgação
Imagem de satélite mostra o trajeto da nuvem de fumaça do vulcão Cumbre Vieja Foto: Adam Plaftorm/Divulgação

LA PALMA, ESPANHA — A nuvem de fumaça que sai do vulcão Cumbre Vieja , em La Palma, nas Ilhas Canárias, chegou neste domingo à Europa. Imagens de satélite mostram as emissões provenientes da erupção sobre os territórios da Espanha e da França.

Vídeo: Fotógrafo porto-riquenho registra relâmpago raro conhecido como 'jato gigante com bolas de fogo'

De acordo com a Metsul Meteorologia, trata-se de uma pluma de dióxido de enxofre que se estende da área da erupção até a península ibérica e depois avança para o território francês. O mapa usado pela Metsul foi divulgado pela Adam Platform, uma ferramenta de gerenciamento de dados geoespaciais.

O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) calcula que o vulcão tenha emitido entre 8.000 e 10.500 toneladas de gás tóxico por dia. No entanto, apesar da quantidade elevada, as emissões do vulcão foram levadas por correntes de vento em camadas superiores da atmosfera.

Igreja: Padre italiano é preso por tráfico de drogas, desvio de dinheiro e transmissão de HIV em orgias

Segundo a Metsul, a nuvem de dióxido de enxofre está situada acima dos 4 mil metros de altitude. Por esse motivo, as populações da França e Espanha não conseguem enxergar e tampouco sofrem qualquer efeito das emissões. Na área da erupção a qualidade do ar também é boa na maior parte dos locais.

O Cumbre Vieja entrou em atividade no último domingo. De acordo com o Involcan, a erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias . A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

Leia: Indústria da maconha já tem mais trabalhadores que dentistas e médicos nos EUA, diz estudo

Na manhã deste sábado, o Involcan informou que o cume principal do Cumbe Vieja sofreu uma ruptura parcial. Até o momento, o vulcão tem quatro pontos de emissão ativos, por onde flui as lavas.