Publicidade

Congresso Nacional

Pacheco impõe nova derrota ao governo Bolsonaro e faz aceno ao seu berço político

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), impôs, nesta segunda-feira, mais uma derrota ao governo Bolsonaro. Sob a articulação de Pacheco, o Senado e a Câmara derrubaram o veto do presidente ao projeto que inclui 81 municípios de Minas Gerais e outros três do Espírito Santo na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Pacheco já havia criticado publicamente o veto e afirmado que atuaria para derrubá-lo. Na ocasião, disse que a decisão do presidente privava os moradores de áreas mais carentes do país do acesso a recursos importantes para acelerar o desenvolvimento econômico e social das localidades. Com a vitória sobre Bolsonaro, as cidades terão direito a uma política de desenvolvimento regional com incentivos fiscais e acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE).

Esse é o segundo gesto do senador ao seu Estado em menos de uma semana. Pacheco é cotado para disputar a presidência da República como terceira via. Há poucos dias, articulou a aprovação do projeto que criou o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com sede em Belo Horizonte e atuação exclusiva em Minas. Essa era uma reivindicação antiga da bancada do Estado. 

Leia também