Política Governo Federal

Bolsonaro diz que Forças Armadas não cumprirão eventuais 'ordens absurdas' suas ou de outros governos

Presidente defendeu indicação de ministros militares durante solenidade dos 1000 dias do governo
Bolsonaro diz que Forças Armadas não cumprirão eventuais 'ordens absurdas' suas ou de outros governos Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS
Bolsonaro diz que Forças Armadas não cumprirão eventuais 'ordens absurdas' suas ou de outros governos Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que as Forças Armadas não cumpririam uma "ordem absurda" sua ou de outro governante. Nas últimas semanas, o presidente teve que afastar as acusações de que ele planejava algum tipo de ruptura institucional.

Em evento que marcou os 1000 dias de governo, o presidente defendeu a participação de militares no seu governo porque faziam parte de seu círculo de amizade. Segundo ele, a criação do Ministério da Defesa durante o governo Fernando Henrique Cardoso foi uma tentativa de tirar os militares do Palácio do Planalto.

Balanço: Governo Bolsonaro chega ao milésimo dia vivendo três crises por mês

— As Forças Armadas estão aqui. Ela está ao meu comando, sim, ao meu comando. Se eu der uma ordem absurda eles vão cumprir? Não. Nem a mim e nem a governo nenhum — afirmou.

Durante seu discurso, Bolsonaro comparou recorrentemente seu governo aos do PT e, em diversos momentos, afirmou que o país estaria pior se Fernando Haddad tivesse vencido a eleição em 2018.

Sonar: Diagnosticado com Covid-19, Eduardo Bolsonaro postou visita a escritório em NY de Jason Miller sem máscara

— Quando criaram (o ministério da) Defesa, não foi por uma necessidade militar. Foi por uma imposição política  para tirar os militares desse prédio. Alguns criticam que eu indiquei militares. Sim, é verdade. É meu círculo de amizade. Assim como de outros presidentes foram de outras pessoas — afirmou.

Bolsonaro foi capitão do Exército, mas foi expulso após fazer cobranças públicas sobre o salário dos oficiais.

CGU: Ministério da Saúde não sabe do paradeiro de 336 respiradores doados a estados na pandemia

Na última quinta-feira, o chefe do Comando Militar do Sul dos Estados Unidos, o almirante Craig Faller, disse que o papel das Forças Armadas é "apolítico". A declaração foi dada em conversa com a imprensa ao ser perguntado sobre qual deve ser a posição dos militares diante do discurso do presidente Jair Bolsonaro de que as Forças Armadas estão sempre do seu lado.

— Um dos motivos porque fiquei tanto tempo nas Forças Armadas é que somos apolíticos. Fizemos um juramento de defender a Constituição e, quando encontrei com os militares brasileiros nesses últimos três anos, vi que eles compartilham da mesma visão — disse, acrescentando: — O propósito das Forças Armadas é garantir a Constituição. É para isso que fazemos o juramento. Nos Estados Unidos temos essa crença. Não é um juramento para algum líder. Nas minhas observações vi que as Forças Armadas aqui seguem os mesmos princípios.