Por Renata Bitar e Gustavo Honório*, g1 SP — São Paulo


Vacina contra Covid-19 da AstraZeneca — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A cidade de São Paulo registrou falta de doses da AstraZeneca em 34,2% dos pontos de vacinação contra Covid-19, nesta segunda-feira (27). No início do mês, o desabastecimento do imunizante chegou a atingir 100% dos postos.

Na manhã desta segunda, às 11h30, o Filômetro da prefeitura mostrava que 181 dos 529 postos em funcionamento na capital estavam sem a vacina produzida no Brasil pela Fiocruz.

Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, informou nesta segunda que, em caso de desabastecimento, os profissionais de saúde estão liberados para realizar a intercambialidade de vacinas, ou seja, aplicar a Pfizer no lugar da segunda dose de AstraZeneca.

"Nós devemos receber mais doses de Pfizer nesta semana. De AstraZeneca, ainda não temos uma notificação por parte da secretaria estadual e do Ministério [da Saúde]. A Pfizer, além de [ser indicada para pessoas acima de 12 anos] e para o reforço, tem a segunda dose e tem o intercâmbio", informou Aparecido.

Vacina da AstraZeneca no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A última remessa do imunizante enviada pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) a São Paulo foi de 831.475 doses, no dia 22, sendo 567.900 de Pfizer, 212.445 de AstraZeneca e 51.130 de CoronaVac.

Neste sábado (25), apesar de menos de 20% dos postos de vacinação contra Covid-19 estarem em funcionamento, a prefeitura da capital já havia liberado a prática da intercambialidade de vacinas novamente, já que algumas unidades estavam começando a ficar desabastecidas.

Intercambialidade

A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde.

A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

* Com supervisão de Paula Lago

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e região netropolitana

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!