Cultura

Bob Dylan sobre novo álbum: 'As canções parecem se escrever sozinhas'

Entrevista ao 'The New York Times' é a primeira concedida pelo compositor desde 2017
Ao 'The New York Times', Dylan também falou sobre o assassinato de George Floyd Foto: Fred Tanneau / AFP
Ao 'The New York Times', Dylan também falou sobre o assassinato de George Floyd Foto: Fred Tanneau / AFP

O cantor Bob Dylan ofereceu um vislumbre sobre seu processo de composição, comentou a morte de George Floyd e disse em uma rara entrevista publicada nesta sexta-feira que gostaria de ter escrito a balada "Angie" dos Rolling Stones.

A conversa com o New York Times foi a primeira entrevista do compositor desde 2017 e aconteceu uma semana antes do lançamento de seu primeiro álbum de músicas autorais em oito anos.

Brian May : guitarrista do Queen conta como quase morreu após acidente de jardinagem

Mas o artista considerado um dos cantores-compositores mais influentes do mundo deu poucas pistas sobre o que motivou seu impulso de criatividade ou sobre o significado por trás de novas canções que estão recheadas de referências à cultura pop das últimas cinco décadas.

"Rough and Rowdy Ways" será lançado em 19 de junho. Dylan, 79 anos, lançou três singles no início do ano, incluindo a faixa "Murder Most Foul", com 17 minutos e é inspirada no assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy em 1963.

Dylan disse que as canções vieram de um fluxo de consciência. "A maioria das minhas canções recentes é assim. As letras são o real, tangível, não são metáforas. As canções parecem se conhecer e elas sabem que eu posso cantá-las, vocal e ritmicamente. Elas praticamente se escreveram sozinhas e contam comigo para cantá-las", disse Dylan ao historiador norte-americano Douglas Brinkley.

Fim do hiato : 'É constrangedor ter fã reacionário', diz Frejat, que lança primeiro disco em 12 anos

Sobre a morte de George Floyd, homem negro que morreu asfixiado por um policial branco que se ajoelhou sobre seu pescoço em maio, Dylan disse "me enojou ver George torturado até a morte daquela maneira. Foi muito além de feio. Esperemos que a justiça venha rápido para a família Floyd e para o país".

Dylan revelou que gosta do trabalho dos Eagles e dos Rolling Stones, algumas das referências culturais em seu novo álbum.

Perguntado sobre quais canções dos Stones Dylan gostaria de ter composto, ele respondeu "Talvez 'Angie', 'Ventilator Blues', e o que mais, deixe-me ver, ah sim 'Wild Horses'".