Cultura Música

Bob Dylan abre em novembro turnê mundial que segue até 2024

Primeiros shows da tour 'Rough and rowdy ways' serão nos Estados Unidos; músico não toca no Brasil desde 2012
Novo disco de Dylan, 'Rough and rowdy ways', é formado por dez longas canções Foto: Robert Galbraith / REUTERS
Novo disco de Dylan, 'Rough and rowdy ways', é formado por dez longas canções Foto: Robert Galbraith / REUTERS

Vencedor do Nobel de Literatura em 2016, Bob Dylan voltará oficialmente aos palcos em novembro, com mais de 20 shows confirmados até o fim do ano na turnê "Rough and rowdy ways". A última apresentação ao vivo e com público do músico de 80 anos tinha sido em dezembro de 2019, em Washington.

Segundo o site oficial de Dylan, a turnê é mundial e há a expectativa de que siga até 2024, quando ele terá 83 anos. Logo, novas datas serão anunciadas.

" Rough and rowdy ways " é nome do 39º álbum de estúdio de Dylan, que saiu em junho do ano passado e recebeu ótimas críticas . Com o lançamento, ele atingiu um feito inédito: o americano se tornou o único artista da história a ter um disco no Top 40 da revista Billboard em todas as décadas, desde 1960.

Acusado: Bob Dylan é alvo de processo em caso de abuso sexual contra menina de 12 anos em 1965

À época do lançamento, em rara entrevista ao jornal The New York Times , ele disse acreditar que o a pandemia do novo coronavírus pode ser "um precursor de algo mais por vir", e tocou em assuntos como a morte e o ato de compor. Em 2016, recebeu o prêmio Nobel de Literatura, se tornando o primeiro músico a conquistar a premiação. Também conquistou 11 Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro.

Bob Dylan ja fez cinco turnês no Brasil, a última delas em 2012, quando se apresentou no Rio, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre com a "Never ending tour".