Por g1 e TV Globo — Brasília e São Paulo


Advogada Bruna Morato diz que Prevent Senior tinha um hino e que médicos cantavam com a mão no peito

Advogada Bruna Morato diz que Prevent Senior tinha um hino e que médicos cantavam com a mão no peito

A advogada Bruna Morato afirmou nesta terça-feira (28) em depoimento à CPI da Covid que, entre 2015 e 2017, a operadora de saúde Prevent Senior obrigava médicos a cantar com a mão no peito um hino em eventos da empresa. (ouça mais abaixo)

Bruna Morato se ofereceu para depor à comissão parlamentar de inquérito. Ela representa 12 médicos que trabalharam para a Prevent Senior e os ajudou a elaborar um dossiê com denúncias sobre a operadora. A Prevent Senior é acusada de ocultar mortes de pacientes de Covid, o que a empresa nega.

Segundo a advogada, o hino da Prevent Senior era intitulado "Hino dos Guardiões”. Os guardiões, explicou, são figuras criadas por um dos donos da empresa e seriam médicos responsáveis pelos plantonistas “para que fosse concedida a retaguarda necessária”.

“A Prevent Senior tem uma política um tanto diferente. Há descrição de que nos anos de 2015, 2016 e 2017 a Prevent Senior, em alguns eventos, propagava um hino, que era o hino dos guardiões, e que esses médicos eram obrigados a cantar o hino com a mão no peito”, contou Bruna Morato. “Caso algum dos médicos tenha esse hino, eu gostaria muito de trazer a conhecimento da comissão", afirmou.

A assessoria da empresa afirmou que a empresa não obrigava os médicos a cantar que o hino era "uma brincadeira".

"O hino era muito mais uma brincadeira. Os médicos nunca foram obrigados a cantar. Os guardiões eram um programa em que cada pessoa — não só médicos — tutelavam os pacientes, resolvendo problemas burocráticos. Eram quase como um gerente de relacionamento", afirmou a assessoria da operadora.

A advogada acrescentou que os próprios donos da empresa – Fernando e Eduardo Parrillo – tocavam o hino da Prevent Senior para os funcionários. Os irmãos têm uma banda de hard rock chamada Doctor Pheabes, que já se exibiu nos festivais Lollapalooza e Rock in Rio.

"Então, eles tocavam o hino e os médicos tinham que cantar esse mesmo hino com a mão no peito", declarou.

Ouça o hino da Prevent Senior

Ouça o hino da Prevent Senior

‘Obediência e lealdade’

Bruna Morato também disse aos senadores que a diretoria da Prevent Senior costuma exaltar um lema – “obediência e lealdade”. Segundo ela, é graças a esse lema que a empresa "continua utilizando essa política de coerção”.

Durante a audiência, senadores apresentaram mensagem na qual o diretor-executivo da operadora, Pedro Benedito Batista Júnior, recorre ao slogan.

No texto, o diretor escreve: “Alguns de vocês não estão com o nível de comprometimento necessário para permanecer na empresa” e, ao fim, diz que não iria “tolerar essas falhas”. “O lema da empresa é Lealdade e Obediência!”, registrou.

Em depoimento à CPI na semana passada, Batista Júnior disse que o lema foi criado por um ex-diretor em 2017 e que esse ex-diretor tentava “espalhar na empresa inteira”. Ele também negou que “Obediência e lealdade” fosse um slogan da empresa.

De acordo com Bruna Morato, o diretor-executivo levou o lema “muito a sério” e o “propagou entre todos os seus subordinados”. “É lema da empresa, sempre foi lema da empresa e até hoje ele é propagado e divulgado”, disse.

VÍDEOS: advogada na CPI

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!