Em Nova York, Queiroga se irrita com manifestantes e faz gesto obsceno

Caminhão com telões exibiu críticas ao presidente pela cidade; Eduardo Bolsonaro é vaiado em loja

Ônibus com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Nova York
Grupo chama membros do governo de "vermes" e afirma que estão vendendo o Brasil
Copyright Reprodução/Redes sociais - 20.set.2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se irritou com manifestantes em Nova York na noite desta 2ª feira (20.set.2021) e fez gestos obscenos na direção do grupo ao se aproximar da janela da van que levava parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro.

No mesmo vídeo, é o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, parece fazer o sinal de “arminha” com a mão aos manifestantes.  O gesto é repetido com frequência pelo presidente Bolsonaro e replicado por seus filhos e apoiadores.

O Poder360 apurou que o chanceler tem explicado a interlocutores que não fez o gesto de “arminha”. De dentro da van, apontou a um integrante da comitiva o veículo no qual teria de embarcar.  França diz ainda se comportar, em situações tensas, como foi a de Nova York, como diplomata em serviço na área de cerimonial. Em sua carreira, atuou 4 vezes, num total de 9 anos, nesse setor do Palácio do Planalto.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o grupo grita enquanto o veículo passa. “Vermes. Vai, golpista, entreguista. Tá vendendo o Brasil”, diz um homem.

Assista (29s):

O presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva chegaram a Nova York no domingo (19.set) para participar da 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).Carlos França e Queiroga

Na porta do hotel, um pequeno grupo de manifestantes pediu a saída de Bolsonaro e o chamou de “genocida”. Por orientações da equipe de segurança, o presidente entrou pelos fundos do local e evitou o encontro com o grupo.

Nesta 2ª feira (20.set), um caminhão circulou pelas ruas de Nova York exibindo mensagens contra o presidente. Telões apresentaram frases dizendo que Bolsonaro é um “criminoso ambiental” e que está queimando a Amazônia.

O caminhão deve rodar pela cidade novamente na 3ª feira (21.set), enquanto o chefe do Executivo discursa na ONU. Espera-se que ele aborde temas relacionados às crises sanitária e econômica, além de tratar sobre questões envolvendo a preservação da Amazônia.

Assista (1min27s):

Ele já disse, no entanto, que defenderá o marco temporal, tese que diz que populações indígenas só têm direito às terras que ocupavam na data de promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também foi alvo de manifestantes em Nova York. Nesta 2ª, o congressista foi vaiado em uma loja da Apple.

Fora Bolsonaro! You are a shame to Brazil (Você é uma vergonha para o Brasil)”, disse um homem.

Assista (30s):

autores