Doria faz registro nas prévias tucanas e foca no antipetismo

Concentrado nas críticas ao PT, governador de São Paulo não mencionou Bolsonaro em discurso

Governador de São Paulo, João Doria durante lançamento da sua candidatura às prévias do PSDB na disputa do candidato do partido à Presidência da República, em 2022. Sérgio Lima/Poder360 20.set.2021

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registrou sua candidatura nas prévias presidenciais do partido nesta 2ª feira (20.set.2021) em Brasília. Em seu discurso de inscrição, não mencionou diretamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas criticou os governos do PT. Eis a carta (89 KB) de inscrição do governador.

Os anos que se seguiram com os governos de Lula e Dilma representaram a captura do Estado pelo maior esquema de corrupção do qual se tem notícia na história do país”, afirmou Doria. O governador tenta se colocar como um candidato de 3ª via nas eleições do próximo ano.

Durante o evento, o governador também criticou pautas do PT, como a possibilidade de regular os meios de comunicação, defendida por Lula. Doria disputa as prévias tucanas em novembro, contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Doria afirmou que sua candidatura defenderá a democracia, em crítica indireta a Bolsonaro, mas não citou diretamente o nome do presidente. Nas eleições de 2018, o governador apoiou Bolsonaro e usou o slogan “BolsoDoria” para ganhar o apoio do eleitorado bolsonarista. Depois, rompeu com o governo federal e passou a ser opositor do Planalto, principalmente durante a pandemia.

O governador foi apresentado por Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, como “o maior responsável por fazer o governo federal levantar da cadeira e garantir vacinas”. O presidente do partido no Distrito Federal, senador Izalci Lucas, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e o ex-ministro Antônio Imbassahy também estiveram no evento.

Doria disse durante o evento que agora “não é hora de falar dos números, é hora de buscar os números”. Afirmou que as pessoas só começarão a pensar nas eleições no 1º trimestre de 2022.

Empate no Paraná

Doria disse que o diretório paranaense do PSDB “está de um lado, mas está do outro também”, ao citar a recente disputas de apoio no Estado. Depois do diretório do PSDB no Paraná anunciar apoio “total e irrestrito” à candidatura de Eduardo Leite, o governador paulista questionou o anúncio. Doria divulgou no fim de semana vídeos em que mostra um jantar com líderes tucanos paranaenses, que dizem apoiá-lo.

O governador de São Paulo definiu a situação como “empate” e disse que “isso faz parte da democracia”.

autores