Rio Vacina

Rio antecipa para 21 dias a segunda dose da Pfizer para maiores de 50 anos

Tempo é o mínimo estipulado na bula do imunizante
Profissional de saúde prepara dose da Pfizer Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Profissional de saúde prepara dose da Pfizer Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

RIO — A prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira que vai reduzir de 12 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da vacina Pfizer para maiores de 50 anos a partir desta terça-feira. Segundo o município, 23 mil pessoas nesta faixa etária só receberam a primeira dose do imunizante. O intervalo de 21 dias é o menor previsto na bula da Pfizer. Uma pesquisa da Universidade de Oxford realizado com 503 profissionais de saúde mostrou, no entanto, que o intervalo ideal entre as duas doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer é de oito semanas .

Covid-19: Em primeira fase de reaberturas, Rio libera eventos ao ar livre, público em estádios e amplia lotação máxima de estabelecimentos

A pesquisa analisou a resposta imunológica à vacina Pfizer variando de um intervalo de dosagem de três a 10 semanas. O intervalo mais longo mostrou algumas vantagens: os níveis de anticorpos neutralizantes foram duas vezes mais altos com o intervalo de 10 semanas do que com o de três semanas para todas as variantes, incluindo a Delta; o regime mais prolongado também melhorou a resposta das células T auxiliares, que suportam a memória imunológica. Uma desvantagem, porém, para o intervalo mais longo, foi um declínio nos níveis de anticorpos entre a primeira e a segunda doses, em particular contra a variante Delta, deixando as pessoas mais desprotegidas entre a primeira dose e a segunda.

A bula hoje registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza um intervalo entre doses, preferencialmente, de 21 dias. Segundo a Pfizer, a “segurança e eficácia da vacina não foram avaliadas em esquemas de dosagem diferentes”, mas “as indicações sobre regimes de dosagem ficam a critério das autoridades de saúde e podem incluir recomendações seguindo os princípios locais de saúde pública”.

Vacinação: Prefeitura do Rio divulga calendário de reforço para idosos com mais de 84 anos e pessoas com imunossupressão

Segundo a secretaria municipal de Saúde do Rio, a antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas com 50 anos ou mais atenderá àqueles que tomaram a primeira dose da vacina após a data prevista para suas faixas etárias e, por isso, ainda não tinham atingido o prazo inicialmente estabelecido para completar o ciclo. A pasta diz esperar que com a antecipação se alcance "uma homogeneidade da cobertura da população acima de 50 anos. O tema já vinha sendo conversado nas reuniões do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19".

Para tomar a segunda dose na cidade do Rio é preciso apresentar o cartão de vacinação e comprovar que a primeira dose foi recebida na capital.

Rio atinge 99% de vacinados com uma dose

Oito meses depois da primeira vacina contra a Covid-19 ser aplicada em uma cerimônia no Cristo Redentor, a cidade do Rio atingiu nesta segunda-feira a marca de 99% da população adulta imunizada com a primeira dose contra o coronavírus. Se considerados os cariocas acima de 12 anos, a cobertura vacinal com a primeira dose chega a 95%.

Covid-19 : cidade do Rio retomará vacinação de adolescentes de 13 anos a partir de quarta

No total mais de 8,6 milhões de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no município do Rio, sendo 5,3 milhões de primeiras doses. Na capital, quase 62% dos adultos já completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única.

Rio atinge 99% da população adulta vacinada contra a Covid-19 uma dose Foto: Editoria Arte
Rio atinge 99% da população adulta vacinada contra a Covid-19 uma dose Foto: Editoria Arte

Entre os idosos, mais de 23 mil já receberam a dose de reforço, que começou a ser aplicada neste mês. Nesta semana na cidade do Rio, recebem a terceira dose quem tem de 89 a 84 anos, escalonadas com um dia por idade até o próximo sábado.

Em defesa da imunização: Governo do Rio defende vacinar adolescentes e pede que decisão de suspender imunização seja revista

Os efeitos da vacinação avançada já refletem nas internações na cidade. Na tarde desta segunda-feira, 559 pessoas estão internadas na rede pública da capital com o coronavírus. O valor é o menor desde abril de 2020, apesar de no momento ser maior em internações em UTI. A mudança no perfil de internação ocorreu ainda na terceira onda da doença no Rio com a chegada da variante Gamma, quando a solicitação por leitos de UTI ultrapassou a de enfermaria.

Rio retoma vacinação para adolescentes de 13 anos na quarta-feira

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que retoma a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes nos próximos dias. De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria municipal de Saúde (SMS), a retomada da imunização desse grupo será para meninas de 13 anos, na quarta e na quinta-feira, e para meninos da mesma idade na sexta-feira.

Apesar da determinação do Ministério da Saúde para que sejam vacinados contra o coronavírus apenas adolescentes com comorbidades, a capital carioca dá continuidade na aplicação das doses — feita apenas com Pfizer — de todo o grupo, que será atendido de 12 a 17 anos. Outras cinco cidades fluminenses também confirmaram prosseguir com a imunização para essa parcela da população.

Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Covid-19: Em primeira fase de reaberturas, Rio libera eventos ao ar livre, presença de público em estádios e amplia lotação máxima de estabelecimentos

A exclusão dos adolescentes sem comorbidades da fila da imunização foi comunicada na quinta-feira pelo ministro Marcelo Queiroga, depois de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro . Ele alegou “falta de evidências” da segurança das vacinas para essa faixa. Na sexta, médicos da câmara técnica da pasta, que não foram consultados, levantaram a possibilidade de deixar a comissão caso a resolução se mantenha. A informação é do blog de Malu Gaspar no site do GLOBO.

Especialistas ouvidos pelo GLOBO garantem que a vacinação em adolescentes é segura e deve continuar, sendo uma forma de frear o avanço da Covid-19. Nesta segunda-feira, a Pfizer e a BioNTech disseram que sua vacina contra a Covid-19 induziu uma resposta imune robusta em crianças de 5 a 11 anos , e planejam pedir autorização para usar o imunizante  em crianças nessa faixa etária no Estados Unidos, Europa e outros lugares o mais rápido possível.

Calendário de terceira dose

Ainda nesta semana, a cidade continua aplicando a dose de reforço para idosos e pacientes com alto grau de imunossupressão (redução da capacidade de resposta do sistema imunológico). A partir de hoje, serão vacinadas, de forma escalonada por idade, pessoas de 89 a 84 anos ou mais. Já pessoas com imunossupressão com 60 anos ou mais serão atendidas nos dias 20 e 21 e, a partir do dia 22, pacientes com 40 anos ou mais.

Em busca do "passaporte": Mulher agride funcionária de posto de saúde no Rio e foge com cartão sem tomar vacina

Também a partir desta segunda-feira, o município retoma a aplicação da segunda dose da CoronaVac após o recebimento de 216 mil doses em substituição ao lote da vacina que está interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacinação com o imunizante estava suspensa desde a última quinta-feira por falta de doses.