Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook anuncia novos produtos da linha Portal, com foco em chamadas de vídeo

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Setembro de 2021 às 17h03

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook aumentou hoje (21) a sua linha Portal com dois novos produtos voltados para reuniões online e outras chamadas de vídeo. As telas Portal Go e Portal Plus pretendem fazer frente a concorrentes como a Amazon Echo Show, com novos recursos de portabilidade e maior qualidade nas câmeras.

Portal Go

Continua após a publicidade

O Portal Go é possivelmente o produto mais diferenciado em relação a dispositivos de outras marcas, pois ele traz uma bateria interna, e portanto não precisa ficar constantemente ligado na tomada — ele pode ser carregado por meio de uma pequena base magnética que vem junto na caixa.

O corpo da tela inteligente é pequeno e voltado para a praticidade, já que pode ser facilmente transportado para qualquer lugar e traz uma alça de carregamento. O display tem 10 polegadas e resolução de 1200 x 800 pixels, e a câmera frontal traz 12 MP, que pode ser considerado um bom sensor em comparação com outros itens similares no mercado.

Para auxiliar nas reuniões por vídeo, o sistema do Portal Go é capaz de fazer o enquadramento automático de quem está em foco, com movimentações na horizontal, vertical e também com variáveis níveis de zoom. O produto traz otimizações para chamadas no Facebook, WhatsApp, Zoom, Webex, BlueJeans e GoToMeeting, com a previsão de inclusão do Microsoft Teams nos próximos meses.

Para agradar aos usuários do mundo corporativo, ele também conta com um aplicativo de calendário que é capaz de sincronizar compromissos agendados no Outlook ou Google Calendar.

Continua após a publicidade

Portal Plus de segunda geração

O Portal Plus recebeu uma atualização em relação ao primeiro modelo da linha, lançado em 2018. Agora ele traz uma tela ligeiramente menor — 14 polegadas contra 15,6 polegadas do antecessor —, que permite a visualização de até 25 pessoas em uma reunião no Zoom, por exemplo. O dispositivo mantém a mesma resolução de 2160 x 1440 pixels, assim como a câmera de 12 MP é idêntica, trazendo suporte para os mesmos aplicativos de chamadas de vídeo e gerenciamento de compromissos futuros.

Assim como a versão Go, o Portal Plus pode responder a comandos de voz a partir da ativação por meio da fala "Hey, Portal", tendo compatibilidade com Alexa para acessar serviços da assistente virtual da Amazon. Um modo de compartilhamento de perfis permite que a família toda consiga usar o mesmo dispositivo, com acesso separado para os contatos de cada membro no Messenger ou WhatsApp.

Continua após a publicidade

Além disso, os novos produtos dispensam que as chamadas aconteçam necessariamente entre telas Portal, e agora é possível se comunicar com qualquer aparelho que traga o mensageiro próprio do Facebook.

Assim como é comum para qualquer produto que o Facebook mostre, privacidade é um tema muito presente, especialmente por conta da série de escândalos de vazamento de dados sigilosos, divulgados ao longo da década passada. Dessa vez, a marca aponta que as telas da linha Portal trazem um sistema de senhas para acessar qualquer função do dispositivo, além da possibilidade de desabilitação das câmeras e microfones internos, também com uma tampa física para a lente frontal.

A marca também divulgou que as chamadas de vídeo podem ser criptografadas, mas essa configuração não é ativada por padrão e precisa do acionamento do usuário para contatos e grupos específicos. Também é possível desativar o histórico de interações pelo "Hey, Portal".

Preços e disponibilidade

Continua após a publicidade

Os produtos estarão disponíveis a partir do dia 19 de outubro em varejistas dos Estados Unidos e Canadá. O preço sugerido do Portal Go é de 199 dólares (cerca de R$ 1.051 em conversão direta), enquanto o Portal Plus sai por 350 dólares (R$ 1.848).

Como o Facebook traz um grande foco para o uso corporativo das telas inteligentes, é planejado um programa de vendas em massa para empresas, mas mais detalhes ainda não foram divulgados. Não existem informações sobre a disponibilidade dos produtos em outros mercados, mas a marca já vende outros itens com a marca Portal também na França, Itália, Espanha, Austrália e Nova Zelândia.

Fonte: The Verge