Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus Prevent Senior

Médicos que denunciam Prevent Senior receitaram 'kit Covid' para si próprios e seus familiares

Operadora vai encaminhar documentos ao conselho regional de medicina; advogada diz que informações confirmam pressão por uso de medicamentos ineficazes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prevent Senior vai encaminhar ao Conselho Regional de Medicina de SP (Cremesp) documentos que provam que médicos que hoje a denunciam receitaram hidroxicloroquina para eles próprios e para seus familiares.

A operadora quer demonstrar, com isso, que é falsa a afirmação de que eles eram pressionados a receitar o "kit Covid", um pacote de remédios ineficazes contra a Covid-19.

Além de hidroxicloroquina, o kit receitado pelos profissionais continha ivermectina, azitromicina e vitaminas.

Fachada do hospital Sancta Maggiore, da Prevent Senior, na rua Maestro Cardin no Paraiso, zona sul de São Paulo
Fachada do hospital Sancta Maggiore, da Prevent Senior, na rua Maestro Cardin no Paraiso, zona sul de São Paulo - Rubens Cavallari - 20.mar.20/Folhapress

Pelo menos dois médicos que já se expuseram para fazer as denúncias estão no dossiê da Prevent Senior: George Joppert e Walter Correa.

Questionados pela Folha, os dois se negaram a esclarecer, num primeiro momento, se tinham ou não receitado o medicamento para si mesmos e para seus familiares.

"Isso é uma arapuca", respondeu Walter Correa à coluna. Ele afirmou, no entanto, que teve Covid-19, mas nunca tomou hidroxicloroquina. "Vou tomar isso?", disse.

a advogada dos médicos, Bruna Morato, confirmou a informação de que os médicos receitaram o medicamento para si mesmos e para seus parentes. "É verdade", afirmou ela.

Bruna Morato afirma que a informação "só comprova" que a Prevent Senior pressionava os profissionais a indicarem o "kit Covid" aos pacientes. "A Prevent está me fazendo um favor gigante", afirma.

Segundo a advogada, todos os médicos da operadora e seus familiares eram segurados da Prevent Senior.

Sempre que algum deles tinha algum sintoma que poderia indicar infecção pelo novo coronavírus, tinha que retirar medicamentos do "kit Covid".

"Eles eram obrigados a prescrever não apenas para os pacientes gerais da operadora, mas também para si mesmos e para os familiares", diz ela.

A advogada Bruna Morato depõe à CPI da Covid
A advogada Bruna Morato depõe à CPI da Covid - Roque de Sá/Reuters Handout

Bruna Morato afirma que isso ocorria "quando eles apresentavam qualquer sintoma, mesmo que fosse apenas dor de cabeça, uma febre ou qualquer outro sintoma gripal".

A advogada diz que isso era admissível no começo da epidemia, quando não havia ainda comprovação de que o "kit Covid" não funcionava. Mas que a ineficácia foi comprovada, e mesmo assim a Prevent seguiu pressionando para que o kit fosse entregue aos pacientes.

No domingo (3), os médicos George Joppert, Walter Correa e Andressa Joppert mostraram o rosto pela primeira vez, numa entrevista ao "Fantástico", da TV Globo.

Eles repetiram ao programa que eram pressionados a receitar o "kit Covid". Segundo Correa, a intenção deles é "expor a fraude do tratamento precoce, a fraude do suposto sucesso de gestão" da Prevent na crise.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.