Oferecido por


Médicos acusam Hapvida de pressionar os profissionais a receitarem o ‘kit Covid’

Médicos acusam Hapvida de pressionar os profissionais a receitarem o ‘kit Covid’

Médicos que trabalharam na Hapvida acusam a operadora de planos de saúde de pressionar os profissionais a receitarem o “kit Covid”, medicamentos ineficazes contra a doença.

Num áudio enviado a médicos do Hospital Medical, em Limeira, interior de São Paulo, o coordenador da unidade cobrava prescrição do “kit Covid”.

“Utilizar aí o tratamento precoce conforme preconizado aí pelo Departamento e Coordenação Nacional de Urgência e Emergência e adesão ao protocolo de Covid.”

A unidade pertence à Hapvida, uma das maiores operadoras de saúde do país. A CPI da Covid passou a investigar a rede pela suspeita de pressionar médicos a prescreverem remédios ineficazes contra a Covid.

Na semana passada, o jornal O Globo publicou uma reportagem com áudios, mensagens de textos e relatos indicando uma intimidação da coordenação da Hapvida para que os médicos prescrevessem o "kit Covid"

Nesta segunda-feira (4), em entrevista ao Jornal Nacional, uma médica que não quis se identificar disse que foi demitida porque se recusou a receitar cloroquina para os pacientes.

“Todos os dias era: 'Bom dia, lembrando do protocolo Covid'. 'Boa tarde, lembrando da aderência ao protocolo Covid'. Uma vez, vai chamar atenção, na segunda você vai tomar uma advertência, e na terceira você está fora”, contou a médica.

O médico Felipe Nobre, que trabalhou em unidade da Hapvida em fortaleza, disse que foi demitido em maio do ano passado por se recusar a prescrever o “kit Covid”.

“Pelo menos eu recebi quatro visitas em consultórios durante os plantões em que foi orientado que deveria seguir o protocolo da instituição, pois fazia parte do tratamento preconizado pelo plano Hapvida a prescrição de cloroquina”, diz o médico Felipe Nobre.

Troca de mensagens emtre o médico Felipe Nobre e o supervisor Yuri Assunção — Foto: Reprodução/JN

Felipe procurou o Ministério Público do Ceará para denunciar a operadora e encaminhou aos promotores as mensagens que recebeu dos superiores em seu celular. O Ministério Público abriu procedimento para investigar o caso.

Uma das mensagens, no começo de maio de 2020, foi enviada pelo diretor Marcelo Moreira ao supervisor Yuri Assunção: “Yuri, lista dos colegas que não prescreveram já se encontra com você. Discutir com cada colega o motivo pelo qual não houve prescrição. Urgente.”

Nesta outra mensagem Felipe pergunta a Yuri, seu superior imediato, se a prescrição de cloroquina era determinante para ele permanecer na empresa.

Yuri Assunção diz: “É protocolo da instituição amigo, devemos seguir.”

O médico respondeu que tinha autonomia para decidir o que era mais adequado e que havia estudos na direção contrária à do uso da hidroxicloroquina.

Horas depois, o supervisor mandou outra mensagem avisando que Felipe tinha sido demitido.

“Imagine só eu, como medico, sou obrigado a prescrever um tratamento que não concordo, mas eu imprimo essa receita e entrego para o paciente, como vou explicar isso para ele”, diz Felipe.

O que diz a Hapvida

Em nota, a Hapvida declarou que, no passado, havia um entendimento de que a hidroxicloroquina poderia trazer beneficios aos pacientes de Covid e que, mesmo assim, a substância nunca representou a maioria das prescrições na rede. A Hapvida afirmou que há meses não sugere e não tem observado o uso desse medicamento em suas unidades, por não haver comprovação cientifica de sua efetividade contra a doença.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar afirmou que realizou diligências na operadora e que solicitou esclarecimentos sobre as denúncias de cerceamento de exercício da atividade médica e sobre a assinatura do termo de consentimento para prescrição do “kit Covid”.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!