Por g1


WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a pane global

WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a pane global

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar na tarde desta segunda-feira (4) em uma das panes mais duradouras de suas histórias. Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

Por volta das 18h35, mais de 6 horas após o início da pane, Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a abrir novamente para alguns usuários.

A empresa assumiu que o problema foi global e que o apagão decorreu de uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.

De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.

Instagram, WhatsApp e Facebook ficaram quase 6 horas fora do ar em todo o mundo — Foto: g1

O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão.

“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

A empresa disse que origem do problema esteve numa manutenção corriqueira. O time de infraestrutura do Facebook emitiu um comando para avaliar a disponibilidade da capacidade da rede da empresa e derrubou todas as conexões por um excesso de demanda.

Isso acabou retirando os sites da empresa da rota do chamado “Border Gateway Protocol”, ou BGP, que decide qual rota a rede deve pegar para que a informação chegue corretamente. Foi como se o "GPS" dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas (leia mais abaixo).

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O que se sabe até agora:

Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?

Página do Instagram fora do ar na segunda-feira (04). — Foto: Reprodução

Por volta das 12h50 desta segunda, o termo "WhatsApp" tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.

Reclamações no DownDetector sobre falha no Instagram nesta segunda (4) — Foto: Reprodução/DownDetector

O que dizem as redes?

O executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a empresa enfrentava um "problema de rede", sem dar mais detalhes, pedindo "sinceras desculpas".

Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.

No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".

No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".

Qual a reação dos internautas?

A instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no vídeo abaixo).

Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.

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É a primeira vez que isso acontece?

Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.

Outras grandes falhas ocorreram no passado. Em 2008, o Facebook ficou fora do ar por quase um dia inteiro por causa de um erro que deixou milhões de usuários da plataforma incapazes de utilizar o serviço, de acordo com a CNBC.

Em 2019, uma outra falha deixou o sistema da rede social instável por mais de 14 horas.

O Facebook perdeu o domínio 'facebook.com'?

Não. No Twitter, usuários comentaram que a falha teria feito o endereço "facebook.com" ficar disponível para venda em sites de registros de domínio.

Porém, a empresa ainda é a proprietária desse endereço. Segundo o site "Who.is", que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o endereço ao menos até 29 de março de 2030.

O domínio "whatsapp.com" seguirá com o aplicativo de mensagens ao menos até 4 de junho de 2030, enquanto o "instagram.com" vale, no mínimo, até 4 de setembro de 2030.

Telegram e outros sites também caíram?

Após a pane global do WhatsApp, o Telegram também sofreu com reclamações. Usuários disseram que tiveram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a dimensão do problema com o Telegram.

Sem acesso aos aplicativos do Facebook, o Telegram se tornou o modo de se comunicar de muitos internautas, além do TikTok e do Twitter — usado pela empresa de Zuckerberg para comunicar a queda de seus aplicativos.

O próprio Twitter reconheceu que teve problemas no envio de mensagens devido ao grande movimento em sua rede, mas garantiu que o serviço foi restabelecido e também pediu desculpas.

Além dos aplicativos do Facebook, Twitter e Telegram, uma série de serviços apresentaram instabilidade, segundo relatos ao Downdetector.

Entre eles, estão: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Google, Whatsapp Business, Twitter, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger, Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.

O que ainda falta ser explicado:

Qual é o motivo da instabilidade no WhatsApp, Facebook e Instagram?

O Facebook disse que “alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação”.

Em outras palavras, os sistemas do Facebook (que incluem o WhatsApp e o Instagram) deixaram de “conversar” com a internet no geral. Por isso, quando alguém tentava acessar esses serviços, recebia mensagens de erro ou simplesmente não conseguia carregar os apps.

A rede social disse ainda que o problema não teve a ver com ataque hacker e que não há indícios de vazamentos ou comprometimento dos dados das pessoas durante a instabilidade.

Por que os erros 'DNS' e '500/5XX' aparecem nas páginas?

Quando as pessoas tentavam entrar no endereço de qualquer um dos 3 aplicativos, surgia a mensagem "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN", o que levou muitas pessoas a especularem que a pane foi causada por um "erro de DNS".

O "erro de DNS" estava relacionado com a retirada do Facebook do “Border Gateway Protocol”, ou BGP.

O DNS é a "agenda de contatos" da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos "nomes de domínio" (como "globo.com").

A internet só funciona com números, então essa "agenda" cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de "resoluções de domínio") para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

"Os endereços de IP da empresa Facebook responsáveis pelo serviço de internet se tornaram inalcançáveis", explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.

"Se a gente fosse fazer uma analogia com a telefonia, é como se você fosse telefonar para o número do Facebook e desse que esse número não foi encontrado", continua.

Veja como é o fluxo do DNS para checar ao domínio — Foto: Jornal Nacional

"A camada que nós usuários enxergamos é essa mensagem de erro de DNS. Mas isso não significa que o erro esteja nele. Significa que atrás dele, o acesso do Facebook à internet – a conexão dele com o mundo – está interrompido".

"Muitas você não lembra o número de telefone da pessoa, mas você tem o nome dela. O que aconteceu com os aplicativos do Facebook é algo bastante parecido. O caminho que se leva ao IP do Facebook se perdeu", explica Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e professor da Uerj, em entrevista à GloboNews.

"Os computadores não conseguem chegar ao site, não conseguem chegar às aplicações do Facebook", diz.

Para algumas pessoas que tentaram acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, aparecia um "Erro 500" ou "Erro 5XX". Esse tipo de mensagem geralmente indica uma dificuldade do computador do usuário se comunicar com o servidor do site ou aplicativo.

"Pode ter relação com DNS, toda a família de erro que começa com 500 (de 500 a 599) significa que houve um erro interno no servidor. Ou seja, com você usuário, seu navegador, seu smartphone, está tudo certo. O problema não é do seu lado. O problema é do outro lado do modem, do outro lado do nosso celular, que é o servidor", indica Ayub.

A falha tem relação com as operadoras?

Não há informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook à instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também cresceram nesta segunda.

O Downdetector registrou picos de reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi! no Brasil. Nos Estados Unidos, houve queixas para os serviços Amazon Web Services, Google, T-Mobile, e AT&T.

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