metropoles.com

Efeito cascata: pane no Facebook revela importância da empresa para a internet

As falhas nos serviços da empresa acabam se espalhando pela rede mundial de computadores com consequências imprevisíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
20210628-CAMPANA-WHATSAPP-Y-FACEBOOK-SEGURIDAD-VIAL-ARGENTINA-03-750×522
1 de 1 20210628-CAMPANA-WHATSAPP-Y-FACEBOOK-SEGURIDAD-VIAL-ARGENTINA-03-750×522 - Foto: Divulgação

Os problemas relatados em diversos aplicativos, redes e serviços que usam a internet nesta segunda-feira (4/10) evidenciam a importância que o Facebook tem na rede mundial de computadores. Uma falha na empresa americana tirou do ar o Whatsapp, o Facebook e o Instagram – todos serviços da mesma empresa.

As três redes sociais estão tão inseridas na vida das pessoas que o problema se generaliza e acaba prejudicando diversos outros setores. A avaliação é do CEO da BigDataCorp, Thoran Rodrigues. “Essas falhas acabam de certa forma cascateando e tendo impacto, aparecendo problema em outros lugares”, resumiu.

Tudo começou pouco depois do meio-dia, quando o Whatsapp parou de funcionar. O fato por si só já seria impactante o suficiente, já que o serviço de mensagem instantânea é usado por 90% dos brasileiros, de acordo com pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box divulgada no ano passado.

A partir daí, contudo, o problema começa a se espalhar por toda a internet, de duas maneiras, explica Rodrigues. A primeira é através de sites que utilizam algum serviço do Facebook por debaixo dos panos. Isso acontece, por exemplo, quando um site usa a empresa para ter dados de analytics.

Com a falha no Facebook, a experiência no site que usa algum de seus serviços é prejudicada, já que há dificuldades para carregar a parte do código que lida com a rede social. “Nessas horas percebemos o tamanho que essas empresas têm na internet, a quantidade de sites e outras empresas que usam os mecanismos que eles disponibilizam e o quanto a gente é impactado quando tem qualquer tipo de problema dentro dela”, ponderou.

Outra forma de a falha se irradiar pela internet é através das mudanças no tráfego normal de dados na rede de computadores. Sem o Whatsapp, as pessoas buscam outros serviços para se comunicar, como o Telegram, o que gera um pico de acessos. “É um pico bem imprevisível, e os picos criam problemas que não se imaginava”, apontou.

É isso que provavelmente acontece com outros serviços de comunicação, que ficam instáveis nessas horas. Eles estão com dificuldade para lidar com o grande número de pessoas que acessam a aplicação. Isso é válido inclusive para formas de comunicações “mais antigas”, como SMS e ligações telefônicas.

“Essas coisas impactam tudo, é uma falha que quebra todo o entorno”, resume.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?