Telefonia
Publicidade

Por Thássius Veloso

O apagão do WhatsApp fez dobrar a procura por ligações telefônicas no país, em meio a uma necessidade crescente por formas de comunicação. É por isso que os clientes perceberam problemas como queda de ligação ou piora na qualidade da voz dos participantes da conversa ao longo desta tarde.

A estimativa é de Paulo Bernardocki, diretor da multinacional Ericsson, que atua em conjunto com as operadoras. As empresas do setor estão trabalhando para assegurar nível de serviço compatível com a nova demanda.

Operadoras estão focadas em oferecer estabilidade com crescimento de ligações telefônicas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Operadoras estão focadas em oferecer estabilidade com crescimento de ligações telefônicas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

O Facebook ainda não explicou o motivo da pane que afeta WhatsApp, Instagram e a rede social de mesmo nome. No exterior avalia-se que seria um problema de telecomunicações, no caminho entre os dispositivos dos usuários e os computadores centrais da gigante de tecnologia.

Bernardocki estima que o serviço de ligações convencional melhore a partir das 20h.

O especialista ressalta que as mensagens de texto no WhatsApp representam um impacto muito pequeno no tráfego de dados das empresas do setor. Chamadas de áudio digital e transmissão de conteúdo multimídia são usos mais pesados.

A queda do Facebook representou pouco impacto na análise do IX.br, serviço do Comitê Gestor da Internet que monitora o trânsito de informações entre provedores de acesso e provedores de conteúdo. O gerente de infraestrutura Julio Sirota explica que os consumidores optaram por acessar outras páginas, como Google. Ele salienta, porém, que o monitoramento não leva em consideração os acessos feitos por clientes de operadoras como Claro, TIM e Vivo.

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

Mais recente Próxima Claro Gaming: entenda serviço com itens para Free Fire e Pokémon Go
Mais do TechTudo