Por g1


Certificado de vacinação pode ser emitido em três idiomas. Basta clicar na bandeira com as iniciais do país no topo da página do site ou do aplicativo. — Foto: Reprodução

O governo federal divulgou, na tarde desta segunda-feira (4), uma nota na qual admite que há problema na emissão de certificado para pessoas que fizeram a intercambialidade da vacina.

O problema ocorre ao menos desde a semana passada com pessoas que receberam um imunizante diferente na 2ª dose reclamam de problema na emissão de certificado no Conecte SUS, o aplicativo oficial do ministério.

"O Ministério da Saúde informa que busca uma solução para que seja possível emitir o certificado de vacinação no aplicativo Conecte SUS em situações que ocorram intercambialidade de vacinas" , informou em nota.

Todas as pessoas quem já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) podem emitir o certificado de vacinação. Por todo o país, há municípios que passaram a exigir o documento para determinados locais ou tipos de evento. O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.

O relato de problemas ocorre principalmente com quem tomou a primeira dose da AstraZeneca e, por falta do mesmo imunizante disponível, acabou tomando uma dose da Pfizer, como previsto pelo governo nestes casos.

Intercambialidade entre Pfizer e AstraZeneca é 'extremamente seguro', diz infectologista

Intercambialidade entre Pfizer e AstraZeneca é 'extremamente seguro', diz infectologista

Uso do certificado em viagens

O "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19", que é emitido pelo Conecte Sus, pode ser usado em viagens internacionais. "O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais, onde alguns países que reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território, visto que ainda não tem uma definição de um certificado internacional", segundo o Ministério da Saúde.

Conecte SUS: certificado nacional de vacinação — Foto: Reprodução

G1 no YouTube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!