Por Ana Carolina Moreno e Léo Arcoverde, TV Globo e GloboNews — São Paulo


Frascos do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. — Foto: Divulgação

A cidade de São Paulo registrou falta de doses da AstraZeneca em 91,5% dos pontos de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (4). O problema tem sido recorrente desde o mês passado, quando 100% dos postos chegaram a ficar desabastecidos.

Por volta das 14h desta segunda, o Filômetro da prefeitura indicava que 497 locais de imunização, dos 543que estão em funcionamento na capital, estavam sem a vacina produzida no Brasil pela Fiocruz.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, informou à GloboNews que uma nova remessa de 180 mil doses de AstraZeneca deve chegar até as 9h de terça-feira (5) na cidade. O lote também contará com mais 220 mil doses da vacina da Pfizer, totalizando 400 mil. A expectativa é de que as doses esperadas estejam disponíveis nos postos até o fim de quarta-feira (6).

A orientação da secretaria é para que que os profissionais de saúde realizem a intercambialidade de vacinas até que os postos sejam reabastecidos, ou seja, apliquem a Pfizer no lugar da segunda dose de AstraZeneca.

Segundo a pasta, a capital paulista está com 82% da população imunizada com a segunda dose ou dose única. A expectativa do secretário é a de que a marca de 90% seja alcançada no dia 15 de outubro.

Intercambialidade

A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações do Ministério da Saúde.

A decisão também foi aprovada em deliberação com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

Pessoas que usaram um imunizante diferente na 2ª dose reclamam na semana passada de problema na emissão de certificado no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. O g1 entrou em contato com o ministério, que informou que a demanda estava em avaliação pela área técnica e que aguardava as informações para se posicionar.

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e região Metropolitana

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!