metropoles.com

MP pede ao TCU para investigar Paulo Guedes e Campos Netto por offshores

Ministro da Economia e presidente do Banco Central mantêm empresas em paraísos fiscais

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo guedes de olhos fechados
1 de 1 Paulo guedes de olhos fechados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público junto a Tribunal de Contas da União (TCU) pediu para que seja aberta uma investigação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para apurar se eles cometeram crimes ao manter offshores abertas em paraísos fiscais durante o exercício dos mandatos.

Na representação, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado afirma que é dever do TCU determinar se os recursos usados por Guedes e Campos Neto para constituir participação nas empresas tiveram origem pública ou não.

Para Furtado, também é preciso investigar se Guedes e Campos Neto atuaram em situações de conflito de interesses. Ele aponta que as reportagens da série Pandora Papers, da qual o Metrópoles faz parte, apresentam fatos “relativos a essas autoridades [que] se chocam com o Código de Conduta da Alta Administração Federal”.

O subprocurador-geral afirma que a lei proíbe autoridades públicas que detenham informações privilegiadas, em razão dos cargos ou funções que ocupam, de manter investimentos que podem ter o valor ou a cotação afetados por decisões ou políticas governamentais.

Segundo apuração publicada pela coluna, Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato a frente da pasta.

O Pandora Papers é uma investigação global coordenada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês). Clique aqui para ler todas as reportagens e assistir aos vídeos do especial multimídia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?