Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lei de improbidade vai livrar Lira de processos, diz Alessandro Vieira

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) - Pedro França/Agência Senado
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) Imagem: Pedro França/Agência Senado

Colunista do UOL

05/10/2021 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Câmara dos Deputados deve votar hoje o projeto que revisa a Lei de Improbidade Administrativa, com as emendas acrescentadas no Senado. O texto deve ser aprovado por larga maioria de votos. Um dos parlamentares mais inconformados com as mudanças é o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). "Isso vai gerar o arquivamento por prescrição de 40% das ações em andamento contra dezenas de parlamentares e inúmeras autoridades", lamentou Vieira à coluna. "Inclusive de processos do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do relator do texto no Senado, Weverton Rocha".

Perguntado se Lira teria feito o projeto tramitar por interesse próprio, Vieira respondeu: "É muito provável". Para o senador, existe, no mínimo, "óbvio conflito de interesse" no caso do presidente da Câmara. Dezesseis senadores com processos contra si também serão beneficiados.

Vieira destaca como pontos mais graves a exigência de comprovação de dolo específico por parte dos políticos que cometem ilegalidades e a redução do prazo de prescrição intercorrente (nulidade da ação pela ausência de movimento durante um determinado tempo).

O senador acredita que a revisão da lei acrescenta mais um desgaste à imagem do Congresso.

Mas como ficou em minoria, nada pode fazer além de protestar. "E depois subir a ladeira para reconstruir esse país", diz ele.

Se for aprovado pelos deputados sem modificações, o projeto irá direto à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado Arthur Lira foi procurado através de sua assessoria e a resposta será publicada neste espaço quando for enviada.