12/01/2015 16h37 - Atualizado em 12/01/2015 17h16

Museu Nacional fecha devido a falta de pagamento a funcionários no Rio

Segundo a UFRJ, houve atraso dos repasses do governo federal.
Museu é a mais antiga instituição científica do Brasil, criado em 1818.

Do G1 Rio

Comunicado foi divulgado no site do Museu Nacional (Foto: Reprodução/UFRJ)Comunicado foi divulgado no site do Museu Nacional (Foto: Reprodução/UFRJ)

O Museu Nacional, mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, fechou as portas nesta segunda-feira (12). De acordo com a assessoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelo centro cultural, houve atraso dos repasses do governo federal e, por isso, os serviços foram interrompidos. Ainda segundo a universidade, o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou que deve liberar recursos dentro de dois dias.

Em nota, a UFRJ diz que aguarda a normalização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Tesouro Nacional (Siafi), para realizar liquidação e pagamentos de faturas. "No momento, o Siafi está incorporando as mudanças adotadas pelo Governo Federal neste início de Exercício 2015. Como amplamente noticiado pela imprensa, os recursos orçamentários alocados pelo Governo Federal serão liberados na forma de 1/18 (um dezoito avos) do orçamento anual pleno, até que o Congresso Nacional aprove o Orçamento Geral da União para o exercício 2015 (previsão: março/2015). Além disso, os pagamentos em atraso só poderão ser feitos agora, pois uma parte substantiva do orçamento do ano passado, cerca de 20% do orçamento total de custeio da UFRJ, correspondentes a quase R$60 milhões, foram contingenciados e não foram liberados pelo MEC".

Sobre o Museu Nacional
O Museu Nacional foi criado em 6 de junho de 1818 por D. João VI. Inicialmente sediado no Campo de Sant'Anna, no Centro do Rio, serviu para atender os interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. O "Museu Real", como foi denominado originalmente, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Hoje, integra a estrutura acadêmica da UFRJ e está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.

Museu Nacional amanheceu de portas fechadas nesta segunda (Foto: Káthia Mello / G1)Museu Nacional amanheceu de portas fechadas nesta segunda (Foto: Káthia Mello / G1)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de