metropoles.com

CPI é suspensa após tumulto e retirada de advogado de Hang

Senador Rogério Carvalho alegou que os advogados do empresário Luciano Hang o desrespeitaram durante o depoimento

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
advogado
1 de 1 advogado - Foto: Reprodução

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) acusou os advogados do empresário Luciano Hang de o desrespeitarem durante depoimento à CPI da Covid-19, na manhã desta quarta-feira (29/9). As imagens transmitidas pela TV Senado, contudo, não mostraram a suposta ofensa do defensor ao parlamentar.

O petista pediu ao presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), que o retirasse da sala e teve o pedido acatado. “Solicito a vossa excelência, pela forma desrespeitosa como o advogado se dirigiu a minha pessoa, senador, eleito, representante do estado de Sergipe, que o retire de sala”, pediu. A sessão foi suspensa em seguida.

O senador sergipano afirma ter sido ofendido. “Eu não ofendi ninguém, ele que me ofendeu. Isso daqui não é um palanque político, não é um debate eleitoral. Eu, dentro das minhas prerrogativas de senador, estou pedindo que o retire”, prosseguiu.

Senadores governistas se opuseram à retirada do defensor. “Respeite o trabalho do advogado, respeite o depoente”, disse o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

Após a suspensão determinada pela presidência da comissão, a sessão retornou com Aziz afirmando que não toleraria novas provocações dos defensores aos senadores. O advogado de Hang, que não se identificou, aproveitou a oportunidade para se desculpar com o parlamentar.

“Me dirijo a vossa excelência, lhe peço desculpas, creio que tenha havido um mal entendido, jamais houve intenção em lhe ofender. Em razão disso, peço uma reconsideração em razão da minha retirada da sessão. Não foi intenção absoluta de lhe ofender”, disse o advogado ao senador.

Carvalho respondeu: “Peço que não se dirijam e não interfiram no momento que o parlamentar estiver com a palavra, que não haja interrupção de nenhuma forma ao longo da fala do parlamentar. Espero que isso não volte a acontecer”, prosseguiu.

Depoimento tumultuado

Suspenso com apenas uma hora de duração, o depoimento de Hang é marcado pelos ânimos exaltados e por discussões entre senadores e depoente. A oitiva marcou o retorno de Flávio Bolsonaro às atividades da CPI, após sete semanas sem comparecer às sessões.

O tumultuado depoimento também decorre das provocações de Hang ao colegiado, inclusive com transmissões de vídeos publicitários da rede de empresas da qual é proprietário e exibição de placa com a frase: “Não me deixaram falar”.

Aliado de Bolsonaro, o empresário, que assumiu a alcunha de Veio da Havan, dada por críticos, é suspeito de ter financiado a disseminação de fake news em blogs bolsonaristas e o grupo de consultores informais do presidente Jair Bolsonaro.

Outra situação que envolve Hang e a operadora de saúde é o caso da possível alteração na certidão de óbito da mãe dele, Regina Hang, supostamente a pedido do próprio empresário.

 

Compartilhar notícia