Bolo em camadas de chocolate

Bolo em camadas de chocolate

Tentador da primeira à última fatia, este bolo é uma daquelas receitas favoritas entre os nossos internautas.

Compartilhe

Para o recheio e cobertura (ganache de chocolate)

Ingredientes
  • 600 g de chocolate meio amargo
  • 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela.
  1. Adicione o creme de leite fresco ao chocolate e misture até obter um creme homogêneo.
  2. Deixe a ganache esfriar completamente, em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora antes de levar para a geladeira. Enquanto isso, aproveite para preparar o bolo. Assim que a ganache esfriar cubra com filme e leve para a geladeira por cerca de 40 minutos, até firmar e atingir a consistência ideal para rechear e cobrir o bolo.

Para a massa

Ingredientes
  • 8 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média).
  1. Unte duas fôrmas redondas de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
  2. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento sobre uma tigela. Misture e reserve.
  3. Peneire o açúcar sobre uma tigela. Reserve.
  4. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na tigela grande da batedeira.
  5. Sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma. Em seguida, coloque o açúcar aos poucos. Diminua a velocidade da batedeira e bata por mais 2 minutos.
  6. Desligue a batedeira e incorpore a farinha, o chocolate e o fermento peneirados à massa, misturando com uma espátula ou colher de pau.
  7. Em seguida, distribua a massa nas duas fôrmas. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto.
  8. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar. Com cuidado, passe uma faca de ponta redonda na lateral do bolo e desenforme sobre um prato.

Para a montagem

Modo de preparo
  1. Com uma faca de serra, corte cada bolo ao meio.
  2. Com uma colher (ou pincel) umedeça as duas camadas de bolo com um pouco de leite. Com uma colher, espalhe 1/3 do recheio, cubra com a segunda camada de bolo e pressione delicadamente para firmar.
  3. Para decorar: espalhe primeiro uma camada fina de ganache em todo o bolo e nivele bem com uma espátula de confeitar. Cubra o bolo com o restante da ganache, por cima vale colocar colheradas para ficar rústico, ou finalizar com raspas de chocolate ao leite.
CORTE DE BOLO COM FIO

Cortar o bolo em camadas requer alguma prática ou um pedaço de linha! Corte um pedaço de linha um pouco maior que o diâmetro do bolo, segure uma ponta em cada mão, contorne o bolo com o fio e cruze puxando vagarosamente até cortar uma camada.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
Até 6 porções