Por Marcela Mattos e Sara Resende, g1 e TV Globo — Brasília


Advogada diz na CPI que Prevent e o chamado gabinete paralelo se uniram para difundir cloroquina

Advogada diz na CPI que Prevent e o chamado gabinete paralelo se uniram para difundir cloroquina

Ao longo de sete horas de depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato relatou uma rotina de ameaças a médicos da operadora de saúde Prevent Senior durante a pandemia de Covid.

Ela apontou falta de autonomia dos profissionais, exigência da prescrição de remédios ineficazes e o envolvimento da empresa em um "pacto" com o chamado "gabinete paralelo" do Palácio do Planalto, que, segundo a CPI, orientava o presidente Jair Bolsonaro sobre condutas para o enfrentamento da pandemia.

LEIA TAMBÉM:

A advogada representa 12 médicos que trabalharam para a operadora de saúde e os ajudou a elaborar um dossiê, formado por mais de 10 mil páginas, com denúncias sobre a operadora. A Prevent Senior é acusada de ocultar mortes de pacientes de Covid e de prescrever o chamado “kit Covid” sem o consentimento dos pacientes.

A empresa nega as acusações e afirma que sempre atuou dentro de parâmetros éticos e legais. Argumenta que sempre respeitou a autonomia dos médicos e nega fraude em estudo realizado para testar eficácia da hidroxicloroquina no combate à Covid-19. No último dia 22, à CPI, o diretor-executivo da Prevent Senior também negou ocultação de dados para esconder mortes em razão da doença.

Ao final da reunião da comissão parlamentar de inquérito, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, disse que o depoimento de Bruna Morato foi o mais impactante que ouviu (vídeo abaixo) e solicitou à Polícia Federal proteção para a advogada — durante o depoimento, ela relatou que já teve o escritório invadido.

Randolfe diz que depoimento da advogada Bruna Morato foi o mais impactante que ele ouviu

Randolfe diz que depoimento da advogada Bruna Morato foi o mais impactante que ele ouviu

Na audiência, senadores criticaram a falta de atitude do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos conselhos regionais de medicina diante das acusações contra a operadora.

“Qual é a teoria que eu tenho na minha cabeça agora? O governo federal, o gabinete paralelo, o Conselho Federal de Medicina e a Prevent Senior atuaram em conjunto para permitir que essa situação acontecesse”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

A CPI aprovou requerimento que pede à Procuradoria da República em São Paulo e no Distrito Federal e também à Polícia Federal que investiguem possíveis omissões por parte do CFM, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Denúncias começaram em 2020

De acordo com Bruna Morato, as primeiras denúncias envolvendo a Prevent começaram logo no início da pandemia, em março de 2020. À época, ela atendia diretores clínicos da operadora.

Segundo a advogada, médicos relataram que, naquele momento, o plano de saúde não disponibilizava equipamentos de proteção individual (EPIs) para não “desesperar” e não preocupar os pacientes.

Ela relatou ainda a morte de um enfermeiro que tratava doentes com Covid e que não podia usar os equipamentos.

Na sequência, já no fim de março, Bruna Morato contou, foi iniciada a adoção de um “protocolo de manejo” para o tratamento – o chamado “Kit Covid”, formado por oito medicamentos, entre os quais hidroxicloroquina e ivermectina, remédios de ineficácia comprovada no tratamento da Covid.

Para dar efetividade à adoção do kit, a Prevent Senior, segundo a advogada, procurou médicos do chamado “gabinete paralelo”.

A advogada afirmou que existia um “plano” da Prevent Senior para que as pessoas pudessem sair às ruas sem sentir medo de se infectar. Segundo ela, o “pacto” previa a colaboração da operadora com o “aconselhamento de médicos”, entre os quais Anthony Wong, Nise Yamaguchi e Paolo Zanotto (que é virologista) – a CPI suspeita que o trio formava o chamado “gabinete paralelo” que dava conselhos ao presidente da República.

"O que eles falavam era em alinhamento ideológico. Tinha que dar esperança para as pessoas irem às ruas, e essa esperança tinha um nome: hidroxicloroquina", declarou.

A advogada disse ainda que havia um “interesse vinculado” ao governo federal de que o Brasil não poderia parar por causa da Covid e também uma preocupação com a possibilidade de "lockdown" (confinamento como forma de conter a propagação do vírus).

“Por conta disso, as informações levadas aos médicos em uma reunião promovida pela instituição foi a seguinte: existirá uma colaboração com relação à instituição Prevent Senior na produção de informações que convergissem com essa teoria — de que é possível utilizar determinado tratamento como proteção. No começo, se chamava de tratamento preventivo e depois, com estudos, entendeu-se que não era preventivo, e sim, precoce", disse Morato.

CPI da Covid: advogada de médicos da Prevent Senior diz que eles eram obrigados a receitar o ‘kit covid’

CPI da Covid: advogada de médicos da Prevent Senior diz que eles eram obrigados a receitar o ‘kit covid’

Ameaças de punição

A advogada também detalhou que a prescrição de hidroxicloroquina era feita sem a realização de eletrocardiograma – o medicamento é contraindicado para quem tem problemas cardíacos – e que pacientes recebiam o “kit Covid” sem o detalhamento dos remédios que o acompanhava.

Os pacientes, contou, também assinavam um documento “genérico” sem saber que aquele era o termo de consentimento para uso da medicação.

Segundo a advogada, ao contrário do que diz a Prevent Senior, os médicos não tinham autonomia para rejeitar o protocolo definido pela operadora e eram ameaçados de demissão caso contrariassem a indicação.

"Inúmeros profissionais foram coagidos. Eram repreendidos na frente dos colegas. Outros foram demitidos e existia castigo estipulado dentro da rede, que era a redução de plantões. Se você não demonstrasse lealdade aos preceitos da empresa e obediência aos protocolos apresentados, você recebia punições", disse.

‘Todos os meus clientes estão sendo ameaçados’, diz advogada Bruna Morato

‘Todos os meus clientes estão sendo ameaçados’, diz advogada Bruna Morato

"Chegou a um ponto tão lamentável, na minha opinião. Esse kit era composto por 8 itens. O plantonista dizia para o paciente: 'Preciso te dar. Se eu não der, sou demitido. Se você for tomar, toma só as vitaminas e proteínas. Os outros [medicamentos], além de não terem eficácia, são muito perigosos'", relatou Morato.

A iniciativa de prescrever o kit, segundo a advogada, visava mais do que criar a falsa impressão de que havia tratamento para a doença — teria também uma finalidade financeira.

"Era uma estratégia para redução de custos, uma vez que é muito mais barato para a operadora de saúde disponibilizar determinados medicamentos do que efetivamente fazer internação daqueles pacientes."

Ocultação de mortes

Aos senadores, a advogada reforçou a denúncia de que a Prevent Senior ocultou dados de pacientes que aderiram ao protocolo do “kit Covid” e acabaram morrendo.

Durante a reunião da CPI, senadores apresentaram publicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro na qual ele exaltou o estudo da operadora segundo o qual nenhum paciente que tomou hidroxicloroquina morreu. A advogada contestou.

“Respondendo aos dados que foram apresentados, as tabelas apresentadas pela equipe de pesquisa que teve acesso à informação desmentem essas informações publicadas. Na verdade, dos que não fizeram uso da hidroxicloroquina, nós tivemos dois óbitos. Dos que tiveram o uso da hidroxicloroquina, sete óbitos”, afirmou.

Morato também detalhou como se deu o caso do médico Anthony Wong, que morreu em janeiro deste ano. A Prevent Senior omitiu no atestado de óbito que ele faleceu em decorrência da Covid. Wong também recebeu o tratamento com o chamado “kit Covid”.

“No caso do doutor Anthony Wong, foi vasta a quantidade de publicações referentes à internação, dizendo se tratar de hemorragia digestiva, e, ao óbito, dizendo se tratar de choque séptico. Na verdade, ele também teve choque séptico, mas foi pulmonar, em decorrência da Covid-19, o que deveria ter sido devidamente colocado na sua declaração de óbito para que constasse na certidão de óbito”, afirmou.

A advogada disse ainda que, durante o tratamento, o médico foi internado em uma unidade da Prevent Senior que sequer tem tratamento para a Covid e ao lado de pacientes que não tinham a doença.

“O que me choca não é só o fato de ele ter feito uso do tratamento preventivo e de ter sido cobaia para determinados tratamentos, mas o fato de ele ter sido admitido em uma unidade cardiológica em meio a outros tantos pacientes, colocando em risco a vida daquelas pessoas que estavam com ele dentro de uma UTI que não tinha isolamento para Covid”, afirmou.

VÍDEOS: advogada depõe à CPI

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!