Rio Coronavírus

Eduardo Paes confirma programação para carnaval sem distanciamento ou redução de público: 'Eu seria o primeiro a desrespeitar'

Em agenda no Méier, o prefeito disse que a ciência vem permitindo a reabertura da cidade e que não há necessidade da população ser 'viúva da pandemia'
O prefeito Eduardo Paes junto com o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz Foto: Ana Branco / Agência O Globo
O prefeito Eduardo Paes junto com o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz Foto: Ana Branco / Agência O Globo

RIO — Depois do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmar que a realização do carnaval depende das taxas de contágio de Covid-19 , e da Liesa responder que prefere o adiamento se houver necessidade de público reduzido, o prefeito Eduardo Paes confirmou a programação para a folia em fevereiro e sem maiores restrições. Neste domingo, em agenda no Méier, Paes disse que a ciência vem permitindo a reabertura da cidade e que não há necessidade da população ser "viúva da pandemia".

Antigo normal: Covid-19: Rio avalia dispensar o uso de máscara a partir de novembro

As colocações de Soranz e do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, foram feitas na audiência pública da Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio, presidida por Tarcísio Motta (PSOL), nesta sexta-feira. Soranz confirmou que a intenção é realizar o carnaval, mas adotou a cautela ao ressaltar a necessidade de haver um cenário epidemiológico favorável, com taxas de contágio baixas. Já o prefeito foi mais otimista e disse que não adianta comentar sobre "hipóteses" como redução de público pois o horizonte é de normalização da vida, possibilitada pela vacina.

— A única certeza que a gente tem é que estamos vacinando todo mundo, e com todo mundo vacinado, a vida volta ao normal. Quem vai ficar fazendo distanciamento no Carnaval? Fica até ridículo, pedindo um metro de distância. Se tivesse, eu seria o primeiro a desrespeitar — brincou o prefeito, que confirmou a expectativa para o réveillon e carnaval. — Não vamos ficar também viúvas da pandemia, querendo que se tenha pandemia o resto da vida. A ciência avançou, venceu, e permitiu que se abra. Então vamos abrir, graças a Deus.

Passaporte não será eterno

Nas últimas semanas, a cidade tem vivido um processo de retorno à normalidade, através da realização de eventos testes, como jogos de futebol com público, shows e festas. Neste sábado à noite, por exemplo, houve a primeira festa como oficialmente um evento teste na cidade, no Alto da Boa Vista.

Covid-19: Ações que tentam derrubar o 'passaporte da vacina' copiam modelo divulgado por deputada federal do Rio

— Pelo o que estou vendo, as pessoas estão muito colaborativas. Ações agora são para abrir, voltar ao normal. Minha filha mesma foi numa festa sexta, grande, e teve que fazer teste antes. E as pessoas estão respeitando, fazem felizes porque sabem que é para a saúde dos outros — comentou Paes, que reforçou que o passaporte sanitário não é uma medida eterna. — Mais um tempo e a gente para de exigir.

Busca ativa de idosos

Neste domingo, o Globo mostrou que pelo menos 72.762 idosos aptos a receber a terceira dose ainda não foram aos postos de saúde , cerca de 27%. Para Paes, será necessário tomar um "conjunto de iniciativas" em relação a isso. Uma das medidas já anunciadas pela prefeitura foi o retorno da vacinação em domicílio.

— A gente vai chegar numa fase agora de busca ativa. Vai ter que procurar esses idosos, ir atrás, trazer para os postos . Estamos chegando num ponto de massificação de vacina e vai agora para o detalhe, olhar para a ajeitada final. Busca ativa é o mais importante no momento — explicou o prefeito que, comentou, por exemplo, da alternativa de se aumentar os postos drive-thru. — O Daniel ( Soranz, secretario de saúde) falou outro dia de (vacinar em) BRT, metrô, drive-trhu. Temos que tomar um conjunto de iniciativas.

Perto de casa: Restrições de viagem na pandemia tornam hotéis no Rio opção de lazer para cariocas

Praça revitalizada

Neste domingo de manhã, o prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de "reabertura" do Jardim do Méier. A praça, ao lado do Hospital municipal Salgado Filho, não estava fechada, mas há meses, em especial após o início da pandemia, encontrava-se em estado de degradação e com presença grande de moradores de rua.

Por isso, a prefeitura realizou um choque de ordem, com participação da subprefeitura da Zona Norte e das secretarias de Meio Ambiente, Conservação, Ordem Pública e Cultura, para revitalizar o Jardim do Méier, que nos ultimos anos recebeu, por exemplo, eventos culturais através da ocupação Leão Etíope. Nas novas intervenções, foram recuperados o teatro de marionetes, brinquedos, e o posto da Guarda Municipal, que agorá funcionará 24 horas por dia.