Redes sociais
Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram está testando um sistema de alerta para informar usuários sobre instabilidades no aplicativo. A novidade foi anunciada pela rede social na segunda-feira (11), uma semana após o apagão que deixou as redes sociais controladas pelo Facebook fora do ar por seis horas. O novo alerta, que está em fase de testes com usuários dos Estados Unidos, notificará quando houver uma interrupção do serviço motivada por problemas técnicos e também quando a falha for resolvida.

O alerta será exibido dentro da aba “Atividades” no aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), e será identificado por um ícone de megafone acompanhado de um texto indicando que existe um problema afetando a rede social. Ao tocar na notificação, o usuário visualizará os detalhes da falha técnica e as funções que estão passando por instabilidade, com data e horário. Na mesma seção, o usuário será notificado quando o Instagram consertar o problema.

Instagram desenvolve ferramenta para avisar usuários sobre instabilidades no app — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Instagram desenvolve ferramenta para avisar usuários sobre instabilidades no app — Foto: Raquel Freire/TechTudo

De acordo com o Instagram, a novidade vem para ajudar usuários que possam se sentir confusos diante de problemas técnicos na rede social. “Quando [as falhas] afetam o engajamento ou a distribuição, sabemos que isso pode levar as pessoas a pensar que os problemas são exclusivos deles, com base no que postam. Essa falta de clareza pode ser frustrante, por isso queremos que seja mais fácil entender o que está acontecendo, diretamente de nós”, diz o Instagram em comunicado.

Ainda segundo o texto, as notificações de instabilidade não serão obrigatoriamente enviadas sempre que houver uma falha, mas serão exibidas quando a empresa identificar que as pessoas estão confusas ou procurando respostas diante dos problemas apresentados.

Instagram emitirá alerta informando sobre instabilidades e problemas técnicos no app — Foto: Divulgação/Instagram
Instagram emitirá alerta informando sobre instabilidades e problemas técnicos no app — Foto: Divulgação/Instagram

O alerta seguirá em testes com usuários norte-americanos pelos próximos meses. O Instagram reforça que, assim como qualquer experimento realizado na plataforma, é preciso entender como o recurso poderá ajudar a comunidade. A rede social afirma que, caso a notificação seja aprovada, poderá ser expandida para outras regiões do mundo futuramente.

Status da Conta

O Instagram também modificou as “Solicitações de Suporte”, transformando-as no novo recurso “Status da Conta”. Segundo a empresa, a nova ferramenta será uma área unificada para que o usuário saiba a situação atual da sua conta. Nela, a pessoa poderá visualizar se já teve algum conteúdo removido — quantos, quando e por quê — ou se corre o risco de ter o perfil desativado por infringir regras.

O ambiente exibirá publicações do usuário que foram removidas e os motivos que levaram à remoção. No mesmo local, será possível solicitar uma revisão da abordagem, para que o Instagram reavalie o bloqueio do conteúdo e possa reativar o post no perfil. A empresa, no entanto, diz que pode manter a remoção ao identificar que o indivíduo realmente quebrou as diretrizes do app.

Status da Conta: nova seção do Instagram reunirá infrações do usuário na plataforma e permitirá revisão do caso — Foto: Divulgação/Instagram
Status da Conta: nova seção do Instagram reunirá infrações do usuário na plataforma e permitirá revisão do caso — Foto: Divulgação/Instagram

As contas que cometerem alguma violação visualizarão uma notificação no topo do feed que levará à seção de Status da Conta, mas a ferramenta também poderá ser acessada pelas configurações do app. Usuários que nunca cometeram infrações dentro do Instagram visualizarão a mensagem “Você não publicou algo que tenha afetado o status da sua conta”.

O Instagram afirma que planeja adicionar novas informações para a ferramenta de Status da Conta no futuro, com o objetivo de fazer as pessoas entenderem como o conteúdo está sendo distribuído dentro da plataforma.

Com informações de Instagram

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você

Mais recente Próxima 'Poste sua foto favorita': novo sticker do Instagram faz sucesso no app
Mais do TechTudo